Depressão em professores do Ensino Fundamental: fatores de adoecimento e estratégias de enfrentamento

Autores

  • Marcelo Pedro Marinho Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasil
  • Alessandra Rocha de Albuquerque Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1623

Palavras-chave:

comportamento depressivo, análise do comportamento, professor, enfrentamento da depressão

Resumo

Objetivo: Descrever os fatores relacionados ao trabalho que professores, com depressão, atribuem ao seu processo de adoecimento e estratégias de enfrentamento adotadas. Método: 12 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Vilhena, com a história de afastamento do trabalho por diagnóstico de depressão, responderam um questionário online. Foi realizada, também, a análise de dados históricos de afastamento de professores no banco de dados da Secretária Municipal de Educação. Resultados: Houve o aumento de 75% no número de afastamentos por depressão de 2020 para 2021. Os principais fatores relacionados ao adoecimento foram: falta de equipamentos e recursos pedagógicos (58,3%) e excesso de carga de trabalho (41,7%). A psicoterapia foi a estratégia de enfrentamento mais utilizada pelos participantes (91,7%). Conclusão: O aumento nos afastamentos por depressão em 2021 pode estar relacionado ao agravamento da pandemia da Covid 19 e o uso prolongado do ensino remoto e desafios inerentes a este cenário.

Biografia do Autor

Marcelo Pedro Marinho, Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasil

Doutorando em Psicologia (UCB) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Brasília/DF. Doutorado-sanduíche na Universidade do Minho [Psychological Neuroscience Laboratory#8203;], Braga-Portugal, financiado pela CAPES(PDSE). Mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB/2022). Graduação Bacharel em Psicologia/Psicólogo (2019), Faculdade da Amazônia, Vilhena/RO (FAMA). Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática (2005) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Alessandra Rocha de Albuquerque, Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasil

Pós-Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Licenciada em Psicologia e Psicóloga com mestrado (1996) e doutorado (2001) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-Doutorado na University of Nevada Reno (UNR). Atua como professora da Universidade Católica de Brasília desde 1998. Nesta instituição coordenou o curso de Psicologia de 2002 a 2011. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê Assessor de Pesquisa da UCB..

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

MARINHO, M. P. .; ALBUQUERQUE, A. R. de. Depressão em professores do Ensino Fundamental: fatores de adoecimento e estratégias de enfrentamento. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–18, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1623. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1623. Acesso em: 21 dez. 2024.