Depressão em professores do Ensino Fundamental: fatores de adoecimento e estratégias de enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1623Palavras-chave:
comportamento depressivo, análise do comportamento, professor, enfrentamento da depressãoResumo
Objetivo: Descrever os fatores relacionados ao trabalho que professores, com depressão, atribuem ao seu processo de adoecimento e estratégias de enfrentamento adotadas. Método: 12 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Vilhena, com a história de afastamento do trabalho por diagnóstico de depressão, responderam um questionário online. Foi realizada, também, a análise de dados históricos de afastamento de professores no banco de dados da Secretária Municipal de Educação. Resultados: Houve o aumento de 75% no número de afastamentos por depressão de 2020 para 2021. Os principais fatores relacionados ao adoecimento foram: falta de equipamentos e recursos pedagógicos (58,3%) e excesso de carga de trabalho (41,7%). A psicoterapia foi a estratégia de enfrentamento mais utilizada pelos participantes (91,7%). Conclusão: O aumento nos afastamentos por depressão em 2021 pode estar relacionado ao agravamento da pandemia da Covid 19 e o uso prolongado do ensino remoto e desafios inerentes a este cenário.Referências
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