Educação e diversidade: experiências com literaturas africanas e afro-brasileiras na Educação de Jovens e Adultos

Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education

Autores

  • Dayse Cabral de Moura Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Maria Caroline Lima de Souza Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1649

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Literatura Negra, Diversidade étnico-racial., Lei 10.639/2003

Resumo

Este artigo reúne reflexões e dados parciais construídos no âmbito de um projeto de pesquisa e extensão intitulado “Literaturas africanas e afro-brasileiras: usos, sentidos e identidades”, desenvolvido durante o ano de 2022 em duas instituições públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O texto apresenta inicialmente um histórico sobre diversidade e políticas educacionais, focaliza a discussão sobre diversidade étnico-racial na EJA e a importância do uso da literatura negra, e dedica-se, ao final, à apresentação de resultados obtidos com uma das turmas no município de Araras (SP), desenvolvida a partir de reuniões de planejamento, elaboração de sequências didáticas coletivas, encontros semanais com estudantes para leituras e trabalho com textos selecionados. Os resultados apontam haver ausências e desconhecimentos, mas também potencialidades no envolvimento dos estudantes com essa vertente da literatura que se apresenta com um instrumento pedagógico potente para a formação de leitores críticos.

Biografia do Autor

Dayse Cabral de Moura, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco e participa da gestão colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE- NEAB. Pós Doutorado pela Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPD - UFSCar). Tem experiências na área de Educação e formação de professores(as) com ênfase nos processos de Formação de professores(as) e Educação das Relações Raciais, Gênero e Raça, Literatura Afro-brasileira, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Participou da fundação do Instituto de Estudos da África - UFPE. É membro da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. Faz parte dos grupos de pesquisas vinculados ao CNPq: "Educação das Relações Étnico-Raciais" da UFSCar; " Epistemologias Negras"; "Geografias Negras e Indígenas" da UFPE. Professora convidada do Programa de Pós-graduação profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É organizadora do livro: Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas: o que indicam as pesquisas? Autora do livro: Leitura e Construção de Identidades Raciais na Educação de Jovens e Adultos, do livro de literatura: A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, todos editados pela Editora Universitária da UFPE e o livro de literatura infantil: Oranyam e a grande pescaria, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, MG, 2014

Maria Caroline Lima de Souza, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica na Fundação Hermínio Ometto (FHO - Uniararas), além de ser mestre em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras. Trabalhou como docente efetiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Prefeitura Municipal de Araras e professora de Educação Infantil na Prefeitura de Rio Claro. Atualmente, trabalha como psicopedagoga institucional da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do munícipio de Araras-SP, atendendo escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES.

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, N. P. O BID e as políticas educacionais de inclusão étnico-racial no Brasil. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

ARRAES, J. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito e responsabilidade pública. In: SOARES, L. J. G.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE, 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.465, de 2 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores ­ DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo ­ FCPE. Brasília: CNE, 2019. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/decreto-9465-janeiro-2019-ensino-militar.pdf. Acesso em: 6 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=10639&ano=2003&ato=431MTTq10dRpWTbf4. Acesso em: 6 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 6 jun. 2022.

BRAÚNA, C. J. D.; SOUZA, D. da S.; ANDRADE SOBRINHA, Z. M. L. Letramento racial crítico: ações para construção de uma educação antirracista. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-10, 2022.

Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8869. Acesso em: 13 jan. 2023.

CARNEIRO, S. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DUARTE, E. A. (coord.). Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora EdUFBA, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FERREIRA, A. de J. Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas com atividades reflexivas [livro eletrônico]. Ponta Grossa: Estúdio Texto 2015. (Série Referência).

GOMES, N. L. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: COSTA, J. B.; TORRES, N. M.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e o pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

GOMES, N. L. Educação de jovens e adultos e a questão racial: algumas reflexões iniciais. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 87-104.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008.

IMBERNÓN, F. La Formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia uma nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 1998.

JARA H. O. A Sistematização de Experiências, Prática e Teoria: Para outros mundos possíveis. Brasília: CONTAG, 2012.

JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 1. ed. São. Paulo: Ática, 2021.

LIMA, M. E. Relações étnico-raciais na EJA: geração, classe e raça na educação escolar brasileira. Sinergia, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 65-72, jan./jun. 2017.

LUZ, D. P da.; RÜCKERT, G. H. Literatura afro-brasileira: uma proposta metodológica na vivência da EJA a partir da obra becos da memória, de Conceição Evaristo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 913-928, 2016. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/321. Acesso em: 12 jan. 2023.

MOURA, D. C. de. A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos. Recife, Editora UFPE, 2019.

MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2005.

OLIVEIRA, E. Cosmovisão africana no Brasil. Curitiba: Gráfica Popular, 2006.

OLIVEIRA, M. A. de. Narrativas de favela e identidades negras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

PASSOS, J. C. dos; SANTOS, C. S. dos. A educação das relações étnico-raciais na EJA: Entre as potencialidades e os desafios da prática pedagógica. Educação em Revista, v. 34, 2018.

PINHEIRO, I. Travessias. Recife: Edição da Autora, 2019.

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

SILVA, P. V.; RÉGIS, K.; MIRANDA, S. A. (org.). Relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba: NEAB/UFPR e ABPN, 2018.

SOBRAL, C. Terra negra. Rio de Janeiro: Malê, 2017. 106 p.

SODRÉ, M. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

SOUZA, M. de F. e. A extinção da SECADI e o campo da educação na conjuntura atual. Site Justificando, 2019. Disponível em: http://www.justificando.com/2019/01/17/extincao-secadi-campo-educacao-conjuntura-atual/. Acesso em: 4 jul. 2022.

TAFFAREL, C. N. Z; CARVALHO, M. S. A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação. Cadernos GPOSSHE, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2019.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, p. 209-244, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes,

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Moura , D. C. de ., Souza, M. C. L. de ., & Rodrigues, T. C. . (2023). Educação e diversidade: experiências com literaturas africanas e afro-brasileiras na Educação de Jovens e Adultos: Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–26. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1649

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco