Educação e diversidade: experiências com literaturas africanas e afro-brasileiras na Educação de Jovens e Adultos
Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1649Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Literatura Negra, Diversidade étnico-racial., Lei 10.639/2003Resumo
Este artigo reúne reflexões e dados parciais construídos no âmbito de um projeto de pesquisa e extensão intitulado “Literaturas africanas e afro-brasileiras: usos, sentidos e identidades”, desenvolvido durante o ano de 2022 em duas instituições públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O texto apresenta inicialmente um histórico sobre diversidade e políticas educacionais, focaliza a discussão sobre diversidade étnico-racial na EJA e a importância do uso da literatura negra, e dedica-se, ao final, à apresentação de resultados obtidos com uma das turmas no município de Araras (SP), desenvolvida a partir de reuniões de planejamento, elaboração de sequências didáticas coletivas, encontros semanais com estudantes para leituras e trabalho com textos selecionados. Os resultados apontam haver ausências e desconhecimentos, mas também potencialidades no envolvimento dos estudantes com essa vertente da literatura que se apresenta com um instrumento pedagógico potente para a formação de leitores críticos.Referências
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