Educação e diversidade: experiências com literaturas africanas e afro-brasileiras na Educação de Jovens e Adultos

Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education

Autores

  • Dayse Cabral de Moura Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Maria Caroline Lima de Souza Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1649

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Literatura Negra, Diversidade étnico-racial., Lei 10.639/2003

Resumo

Este artigo reúne reflexões e dados parciais construídos no âmbito de um projeto de pesquisa e extensão intitulado “Literaturas africanas e afro-brasileiras: usos, sentidos e identidades”, desenvolvido durante o ano de 2022 em duas instituições públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O texto apresenta inicialmente um histórico sobre diversidade e políticas educacionais, focaliza a discussão sobre diversidade étnico-racial na EJA e a importância do uso da literatura negra, e dedica-se, ao final, à apresentação de resultados obtidos com uma das turmas no município de Araras (SP), desenvolvida a partir de reuniões de planejamento, elaboração de sequências didáticas coletivas, encontros semanais com estudantes para leituras e trabalho com textos selecionados. Os resultados apontam haver ausências e desconhecimentos, mas também potencialidades no envolvimento dos estudantes com essa vertente da literatura que se apresenta com um instrumento pedagógico potente para a formação de leitores críticos.

Biografia do Autor

Dayse Cabral de Moura, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco e participa da gestão colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE- NEAB. Pós Doutorado pela Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPD - UFSCar). Tem experiências na área de Educação e formação de professores(as) com ênfase nos processos de Formação de professores(as) e Educação das Relações Raciais, Gênero e Raça, Literatura Afro-brasileira, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Participou da fundação do Instituto de Estudos da África - UFPE. É membro da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. Faz parte dos grupos de pesquisas vinculados ao CNPq: "Educação das Relações Étnico-Raciais" da UFSCar; " Epistemologias Negras"; "Geografias Negras e Indígenas" da UFPE. Professora convidada do Programa de Pós-graduação profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É organizadora do livro: Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas: o que indicam as pesquisas? Autora do livro: Leitura e Construção de Identidades Raciais na Educação de Jovens e Adultos, do livro de literatura: A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, todos editados pela Editora Universitária da UFPE e o livro de literatura infantil: Oranyam e a grande pescaria, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, MG, 2014

Maria Caroline Lima de Souza, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica na Fundação Hermínio Ometto (FHO - Uniararas), além de ser mestre em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras. Trabalhou como docente efetiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Prefeitura Municipal de Araras e professora de Educação Infantil na Prefeitura de Rio Claro. Atualmente, trabalha como psicopedagoga institucional da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do munícipio de Araras-SP, atendendo escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

MOURA , D. C. de .; SOUZA, M. C. L. de .; RODRIGUES, T. C. . Educação e diversidade: experiências com literaturas africanas e afro-brasileiras na Educação de Jovens e Adultos: Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–26, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1649. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1649. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco