Education and diversity:

Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education

Authors

  • Dayse Cabral de Moura Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Maria Caroline Lima de Souza Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1649

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Literatura Negra, Diversidade étnico-racial., Lei 10.639/2003

Abstract

This article gathers reflections and partial data constructed in the scope of a research and extension project entitled "African and Afro-Brazilian Literatures: uses, meanings and identities" developed during the year 2022 in two public institutions of Youth and Adult Education (EJA). The text initially presents a history about diversity and educational policies, focuses on the discussion about ethno-racial diversity in EJA and the importance of the use of black literature and, at the end, is dedicated to the presentation of results obtained with one of the classes in the city of Araras (SP), developed from planning meetings, elaboration of collective didactic sequences, weekly meetings with students to read and work with the selected texts. The results indicate that there are absences and unknowns but also potentialities in the students' involvement with this literature that presented itself as a powerful pedagogical tool for the formation of critical readers.

Author Biographies

Dayse Cabral de Moura , Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco e participa da gestão colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE- NEAB. Pós Doutorado pela Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPD - UFSCar). Tem experiências na área de Educação e formação de professores(as) com ênfase nos processos de Formação de professores(as) e Educação das Relações Raciais, Gênero e Raça, Literatura Afro-brasileira, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Participou da fundação do Instituto de Estudos da África - UFPE. É membro da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. Faz parte dos grupos de pesquisas vinculados ao CNPq: "Educação das Relações Étnico-Raciais" da UFSCar; " Epistemologias Negras"; "Geografias Negras e Indígenas" da UFPE. Professora convidada do Programa de Pós-graduação profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É organizadora do livro: Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas: o que indicam as pesquisas? Autora do livro: Leitura e Construção de Identidades Raciais na Educação de Jovens e Adultos, do livro de literatura: A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos, todos editados pela Editora Universitária da UFPE e o livro de literatura infantil: Oranyam e a grande pescaria, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, MG, 2014

Maria Caroline Lima de Souza, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica na Fundação Hermínio Ometto (FHO - Uniararas), além de ser mestre em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras. Trabalhou como docente efetiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Prefeitura Municipal de Araras e professora de Educação Infantil na Prefeitura de Rio Claro. Atualmente, trabalha como psicopedagoga institucional da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do munícipio de Araras-SP, atendendo escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É professora do Departamento de Teorias e Prática Pedagógicas e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Coordena projeto internacional do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Nanterre (2019-2020), no Centre de Recherche Éducation ef Formation (CREF-EA 1589). Équipe Éducation Familiale et Interventions Sociales auprès des familles com bolsa FAPESP e Print/CAPES.

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Published

2023-12-16

How to Cite

CABRAL DE MOURA , D. C. de .; SOUZA, M. C. L. de .; RODRIGUES, T. C. . Education and diversity:: Experiences with African and Afro-Brazilian literature in Youth and Adult Education. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–26, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1649. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1649. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier - Knowledge from Experience: Diversity in Focus