Renovação epistemológica no Ensino de Ciências: um levantamento do estado da arte

Autores

  • Elemar Kleber Favreto Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM / Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Brasil
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1652

Palavras-chave:

ciência, epistemologia, educação científica, estratégias, século XXI

Resumo

A epistemologia é essencial na Educação, ligando-se ao conhecimento científico e sua relação com a Tecnologia e a sociedade. As renovações epistemológicas, originadas na Filosofia e ampliadas em diversas áreas, são cruciais no Ensino de Ciências, detectando distorções e impulsionando novos processos epistêmicos. Esta pesquisa como objetivo analisar as percepções acerca da relação entre as renovações epistemológicas e o desenvolvimento de novos processos epistêmicos no Ensino de Ciências, a partir de um levantamento do estado da arte de 2001 a 2022. A metodologia empregada foi desenvolvida a partir de um levantamento, onde foram utilizadas as palavras-chave "renovação epistemológica" e "ensino de ciências" na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram encontrados vinte e um trabalhos, dos quais nove foram selecionados, com base em critérios qualitativos, para uma análise textual discursiva, revelando que as renovações epistemológicas desempenham um papel significativo no desenvolvimento de novos processos no Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil

Bacharel, licenciado em mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), licenciado em Física pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM / Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Artes Visuais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR), mestre em Educação e doutora em Educação para Ciência pela UEM, professora associada do departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professora do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Física e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor Titular do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

FAVRETO, Elemar Kleber; SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Renovação epistemológica no Ensino de Ciências: um levantamento do estado da arte. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 01–32, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1652. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1652. Acesso em: 8 maio. 2025.

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