Perspectivas de uma docente iniciante sobre as aprendizagens profissionais construídas em um Programa de Mentoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1659

Palavras-chave:

professores iniciantes, indução profissional, formação continuada, programa de mentoria

Resumo

Os primeiros anos de atuação na docência são considerados os mais complexos, pois demandam apoio e acompanhamento formativo para o melhor desenvolvimento das práticas. O presente estudo tem por objetivo conhecer, por meio das perspectivas de uma professora iniciante, as aprendizagens profissionais consequentes da participação no Programa de Mentoria On-line – Construir Docência (CONSTRUDOC). Para a elaboração dos dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma das docentes participantes do Programa e no tratamento dos materiais utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as interações e trocas de experiências, realizadas nos encontros formativos, foram relevantes para a indução profissional, do mesmo modo em que contribuíram para a continuidade formativa dos professores iniciantes. A metodologia utilizada pela mentora, nos momentos de interação, proporcionou a ampliação do olhar da docente entrevistada, que passou a refletir sobre as situações desafiadoras vivenciadas em sua realidade e perspectivar meios para transformar suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Andrade Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII.

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brasil

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPQ/UESB).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BORGES, M. C.; SANTOS, P. V dos. O professor iniciante da educação básica: uma reflexão sobre seus desafios e aprendizados. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 19, n. 40, p. 01-26, jan./abr. 2019.

CRUZ, G. B. da; FARIAS, I. M. S. de; HOBOLD, M. de S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p e4149114, jan./dez. 2020.

DAL-FORNO, J. P.; REALI, A. M. de M. R. Formação de formadores: delineando um programa de desenvolvimento profissional da docência via internet. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 9, n. 20, p. 75-99, jan/jul 2009.

DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S.; CALISTO, S. F. Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, n. 45, p. 01-13, set./dez. 2020.

FERRAZ, R. D.; SOUSA, L. de A. Programa de mentoria e os impactos nas práticas pedagógicas dos professores mentores. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE, 21. 2022. Uberlândia – MG. Anais eletrônicos [...], p. 64-75, 2023.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 78-89, jan./mar., 2017.

FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: interseções e diálogos com professores da educação básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

FERREIRA, L. G. Programa de mentoria on-line: uma proposta de indução a docência. Revista de estudos em educação e diversidade, v. 2, n. 6, p. 1-22, out./dez. 2021.

FERREIRA, L. G.; SANTOS, I. S.; SILVA, B. de C. F. L. da; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Aprendizagem da docência na pandemia: o programa de mentoria on-line da UESB. Educação e Formação, v. 8, e10046, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte-MG, v. 1, ed. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: HUCITED, 2007.

MIZUKAMI, M. da G. N.; REALI, A. M. de M. R. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, ed. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr., 2019a.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./jan., 2017.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019b.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, E. S. A. de; BORGES, G. S.; RODRIGUES, L. S. Formação inicial e constituição docente no âmbito do Ensino Superior. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, n. 44, p. 01-11, maio/ago. 2020.

REALI, A. M. de M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa, São Paulo, jan./abr., 2008.

RINALDI, R. P.; BARROS, J. M. de S.; REALI, A. M. de M. R.; SOUZA, A. P. G de. Professores iniciantes e professores ingressantes: demandas formativas dos inscritos em um programa híbrido de mentoria. Revista Educação Unisinos, v. 26, 2021.

SOUSA, L. de A.; FERRAZ, R. D. Programa de Mentoria - Construir docência e seus contributos para a formação continuada de professores iniciantes. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista - RR, v. 16, n. 48, p. 65-92, dez./2023.

SOUZA, A. P. G. de; ANUNCIATO, R. M. M. Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem on-line: contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 04, n. 12, p. 1090-1109, set./dez. 2019.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R.; BARROS, B. C. de; ANUNCIATO, R. M. M. Formação e aprendizagens de mentoras iniciantes em um programa de indução à docência. Imagens da Educação, v. 9, n. 2, e46711, p. 141-156, 2019.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1910-1937, out./dez. 2020a.

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-20, jan./dez. 2020b.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n. 73, p. 209-244, dez., 2000.

TELES, N. C. O programa de tutoria educacional da SEMED/Manaus: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Revista Profissão Docente, Uberaba-MG, v. 20, ed. 45, p. 01-19, set./dez. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Programa de mentoria on-line – construir docência (CONSTRUDOC). Itapetinga: Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/Observatório de Docência e Diversidade (CEPEP), 2022.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

SOUSA, Lívia de Andrade; DUARTE FERRAZ, Roselane. Perspectivas de uma docente iniciante sobre as aprendizagens profissionais construídas em um Programa de Mentoria. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–27, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1659. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1659. Acesso em: 30 out. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.