Teias de aranha e Modelagem Matemática: a construção de modelo como possibilidade para o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1673Palavras-chave:
modelos, modelagem matemática, GeoGebra, teias de aranhaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo construir um modelo de teias de aranha, por meio dos procedimentos de Modelagem Matemática (MM), verificando as possibilidades de utilização no ensino e aprendizagem de Matemática da Educação Básica. Utilizou-se como base teórica a concepção de MM como método de pesquisa aplicado à Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo documental, na qual foi realizada a construção de um modelo por meio do software GeoGebra. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias a priori, oriundas da teoria, que tornaram possível a sua análise. Assim, após análise e discussão dos dados, pode-se perceber que a partir da teia triangular pode se estabelecer conexões entre a natureza e saberes matemáticos acadêmicos, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os sujeitos mais ativos e reflexivos nas aulas e na sociedade, potencializando o ensino e aprendizagem de Matemática.
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