Teias de aranha e Modelagem Matemática: a construção de modelo como possibilidade para o ensino de Matemática

Autores

  • Jonas Santana da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6351-7777
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1673

Palavras-chave:

modelos, modelagem matemática, GeoGebra, teias de aranha

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo construir um modelo de teias de aranha, por meio dos procedimentos de Modelagem Matemática (MM), verificando as possibilidades de utilização no ensino e aprendizagem de Matemática da Educação Básica. Utilizou-se como base teórica a concepção de MM como método de pesquisa aplicado à Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo documental, na qual foi realizada a construção de um modelo por meio do software GeoGebra. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias a priori, oriundas da teoria, que tornaram possível a sua análise. Assim, após análise e discussão dos dados, pode-se perceber que a partir da teia triangular pode se estabelecer conexões entre a natureza e saberes matemáticos acadêmicos, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os sujeitos mais ativos e reflexivos nas aulas e na sociedade, potencializando o ensino e aprendizagem de Matemática.

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Biografia do Autor

Jonas Santana da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Brasil

Pós-graduando em Matemática, Educação e Tecnologias pelo Instituto Federal de Brasília – IFB. Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no Centro de Formação de Professores – CFP.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, com período de estágio doutoral realizado na Universidad de Salamanca – USAL (Espanha). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e em Educação, com ênfase em Gestão de Polos, pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Licenciada em Matemática pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. 

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Publicado

2025-11-13

Como Citar

SILVA, Jonas Santana da; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Teias de aranha e Modelagem Matemática: a construção de modelo como possibilidade para o ensino de Matemática. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–26, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1673. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1673. Acesso em: 13 nov. 2025.

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