A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: entrevista com a professora Selva Guimarães

Authors

  • Carliene Freitas da Silva Bernardes Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3604-012X
  • Lidiana Simões Marques Rocha Universidade de Uberaba - Uniube.
  • Railene Oliveira Borges Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.
  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1224

Abstract

Esta entrevista teve como objetivo oportunizar uma reflexão sobre a Pesquisa em Educação no Brasil, a partir do conhecimento construído pela professora Dra. Selva Guimarães ao longo de sua trajetória profissional. Como técnica de coleta das informações, optamos pela Entrevista focalizada, cujo roteiro de tópicos, relativos à problemática da pesquisa em Educação no Brasil, foi construído a partir da análise do currículo da entrevistada, de leituras prévias acerca do tema, de notícias sobre pesquisa em Educação na mídia e de discussões em sala de aula, na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, conduzida pela professora Dra. Sálua Cecílio. A entrevista possibilitou reflexões importantes sobre a situação atual das pesquisas brasileiras em Educação, no âmbito da pós-graduação, tais como: a formação do pesquisador; o perfil dos egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação; a interferência do mercado e das políticas públicas no direcionamento das pesquisas em Educação; o produtivismo como um dos impactos relativos aos critérios de avaliação dos Programas de Pós-graduação; o papel do gestor dos Programas de Pós-graduação; o impacto das pesquisas na realidade educacional brasileira, dentre outros.    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carliene Freitas da Silva Bernardes, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora de Psicologia na Universidade Federal do Tocantins, no campus de Tocantinópolis, lotada no curso de Educação Física.

Lidiana Simões Marques Rocha, Universidade de Uberaba - Uniube.

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade de Uberaba.

Railene Oliveira Borges, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba. É professora na Universidade Federal de Uberlândia.

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Desenvolve pesquisas na área da educação, em temáticas relacionadas ao trabalho e à profissionalização docentes.

References

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p.15-23, fev. 1996. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810>. Acesso em: 01 mai. de 2018.

ESTEVAM, Humberto Marcondes; GUIMARÃES, Selva. Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009). Avaliação (UNICAMP), v. 16, p. 703-730, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a12.pdf. Acesso em: 01 mai. de 2018.

FERNANDES-FERREIRA, Hugo. Um exército de doutores desempregados. Jornal Tribuna do Ceará (online). 16 de fevereiro de 2016. Disponível em: <http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/tribuna-cientifica/ciencia-e-politica/um-exercito-de-doutores-desempregados/ >. Acesso em: 01 mai. de 2018.

GUIMARÃES, Selva. Currículo Lattes. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2>. Acesso em: 01 mai. de 2018.

______. Como me tornei professora: narrativa de uma experiência docente. 2014. 101 f. Memorial (Professor titular) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.

______. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte MG: Dimensão, 2009. v. 1. 296 p.

______. Didática e prática de ensino de História. (1. ed. 2003) 13. reed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2012, 443 p.

______. Caminhos da História ensinada. 13. ed.; (1993, 1. Ed). Campinas: Papirus, 2014.

INEP/MEC – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA/ Ministério da Educação. PISA: Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/pisa>. Acesso em: 28 de mai. de 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Published

2018-10-11

How to Cite

BERNARDES, Carliene Freitas da Silva; ROCHA, Lidiana Simões Marques; BORGES, Railene Oliveira; CECÍLIO, Sálua. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: entrevista com a professora Selva Guimarães. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 197–218, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1224. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1224. Acesso em: 1 jun. 2025.