A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: entrevista com a professora Selva Guimarães
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1224Abstract
Esta entrevista teve como objetivo oportunizar uma reflexão sobre a Pesquisa em Educação no Brasil, a partir do conhecimento construído pela professora Dra. Selva Guimarães ao longo de sua trajetória profissional. Como técnica de coleta das informações, optamos pela Entrevista focalizada, cujo roteiro de tópicos, relativos à problemática da pesquisa em Educação no Brasil, foi construído a partir da análise do currículo da entrevistada, de leituras prévias acerca do tema, de notícias sobre pesquisa em Educação na mídia e de discussões em sala de aula, na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, conduzida pela professora Dra. Sálua Cecílio. A entrevista possibilitou reflexões importantes sobre a situação atual das pesquisas brasileiras em Educação, no âmbito da pós-graduação, tais como: a formação do pesquisador; o perfil dos egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação; a interferência do mercado e das políticas públicas no direcionamento das pesquisas em Educação; o produtivismo como um dos impactos relativos aos critérios de avaliação dos Programas de Pós-graduação; o papel do gestor dos Programas de Pós-graduação; o impacto das pesquisas na realidade educacional brasileira, dentre outros.
Downloads
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p.15-23, fev. 1996. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/810>. Acesso em: 01 mai. de 2018.
ESTEVAM, Humberto Marcondes; GUIMARÃES, Selva. Avaliação do perfil de egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em educação da UFU: impacto na formação docente e de pesquisador (2004-2009). Avaliação (UNICAMP), v. 16, p. 703-730, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a12.pdf. Acesso em: 01 mai. de 2018.
FERNANDES-FERREIRA, Hugo. Um exército de doutores desempregados. Jornal Tribuna do Ceará (online). 16 de fevereiro de 2016. Disponível em: <http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/tribuna-cientifica/ciencia-e-politica/um-exercito-de-doutores-desempregados/ >. Acesso em: 01 mai. de 2018.
GUIMARÃES, Selva. Currículo Lattes. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2>. Acesso em: 01 mai. de 2018.
______. Como me tornei professora: narrativa de uma experiência docente. 2014. 101 f. Memorial (Professor titular) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2014.
______. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte MG: Dimensão, 2009. v. 1. 296 p.
______. Didática e prática de ensino de História. (1. ed. 2003) 13. reed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2012, 443 p.
______. Caminhos da História ensinada. 13. ed.; (1993, 1. Ed). Campinas: Papirus, 2014.
INEP/MEC – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA/ Ministério da Educação. PISA: Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/pisa>. Acesso em: 28 de mai. de 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.