Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1433

Palavras-chave:

Estado da arte, Complexidade, Formação

Resumo

Neste tempo de incerteza, pensar a Formação de Professores a partir de um contexto mais amplo é urgente. Para tal, conhecermos o já produzido no campo de Formação de Professores na ótica da Complexidade é a pretensão desta investigação, que apresenta um estado da arte sobre o assunto, no período de 2000 a 2018. O texto considerou as dissertações e teses cadastradas no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os descritores “paradigma da Complexidade na Formação de Professores” e “Formação de Professores na perspectiva da Complexidade”. Foram encontrados e analisados 20 trabalhos e após a leitura completa dos textos, a análise contemplou contextos nos quais as pesquisas foram desenvolvidas, os objetivos, os sujeitos das investigações, metodologias adotadas e resultados alcançados. Os achados indicam que há estudos consolidados sobre o tema e apontam a complexidade como possibilidade à Formação de Professores na e para a contemporaneidade.

Biografia do Autor

Priscila Moreira Silva de Farias, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada em Pedagogia e Administração Escolar, com as seguintes especializações: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PUC-SP; Educação Infantil, em Práticas de Alfabetização e Letramento; Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância. Atualmente atua na coordenação de Polo de Apoio Presencial na Rede UniCEU/UAB.

Rosa Aparecida Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora da UFSCar, campus Sorocaba, atuante no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica e Integrante do GT 18 EJA – ANPED.

Referências

AGUILAR, Gabriel Jimenez. A auto-heteroecoformação de alunos-professores de um curso de Letras em espanhol: reconstruindo significados da docência em uma perspectiva complexa. 2016. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

BATISTA, Luís Otavio. Tecendo teias complexas em curso online para futuros professores de inglês. 2012. 269 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 3 ed. Petrópolis: vozes, 2011.

BURIAN, Eliana Aparecida Oliveira. Formação online de professores de inglês dos anos finais do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, sob a perspectiva da Complexidade. 2018. 173 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018

CARPIM, Lucymara. Formação pedagógica dos professores do ensino técnico: caminhos históricos para um paradigma da Complexidade. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

D’ESPOSITO, Maria Eugenia Witzler. Prática escrita em língua inglesa: um curso online para professores da rede estadual, sob a perspectiva da Complexidade. 2012. 344 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

DORNELLES, Mara Iara da Costa. Contribuições a uma proposta de formação de inteireza do professor de matemática na perspectiva da Complexidade. 2013. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FIALHO, Vanessa Ribas. Comunidades virtuais na Formação de Professores de espanhol língua estrangeira a distância na perspectiva da Complexidade . 2011. 204 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2011.

GOMES, Yana Liss Soares. As crenças de formandos de português e de espanhol acerca da variação linguística: um estudo na perspectiva da Complexidade. 2014. 171 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014

KLAMMER, Celso Rogerio. Formação continuada para a prática docente no paradigma da Complexidade com uso das tecnologias da informação e comunicação. 2011. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

LOPES, Fernanda Muniz Brayner. Formação de docentes universitários: um complexo de interações paradigmáticas. 2015. 259 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

MAISSIAT, Jaqueline. Interconexões entre a Complexidade e o fazer docente: formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância. 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Informática Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MALOSSO FILHO, Marcolino. A educação e a teoria da Complexidade na Formação de Professores: Problemas e Desafio. 2012. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

PEREIRA, Dimitri Wuo. O pensamento complexo de Edgar Morin: subsídios teóricos para a superação da fragmentada formação do professor de educação física. 2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

PITOMBEIRA, Cátia Veneziano. Caminhos da formação tecnológica a distância: a Complexidade emergente no desenho de curso de licenciatura. 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

POSSOLI, André Hildo Eyng. A prática pedagógica dos docentes do curso de publicidade e propaganda a luz do paradigma da Complexidade. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.

PRIULI, Ricardo Medeiros. Uma aula na cabeça, uma câmera na mão: a transposição para vídeo aula na Formação de Professores na perspectiva da Complexidade. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

RABELO, João José Evangelista. Docência em engenharia: uma experiência de formação a partir do pensamento complexo. 2011. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PUC/PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SAHEB, Daniele. Os saberes socioambientais necessários à educação do presente e a formação do educador ambiental sob o foco da Complexidade. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013

SOUZA, Aline Furtuozo de. Relações discursivas na compreensão de processos biológicos sistêmico-complexos em uma rede social: contribuições para a formação do docente universitário. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

WADT, Maria Paula Salvador. Complexidade e auto-eco-Organização: implicações para o professor on-line. 2009. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

FARIAS, P. M. S. de; PINHEIRO, R. A. Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–21, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1433. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1433. Acesso em: 23 nov. 2024.