Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1433

Palavras-chave:

Estado da arte, Complexidade, Formação

Resumo

Neste tempo de incerteza, pensar a Formação de Professores a partir de um contexto mais amplo é urgente. Para tal, conhecermos o já produzido no campo de Formação de Professores na ótica da Complexidade é a pretensão desta investigação, que apresenta um estado da arte sobre o assunto, no período de 2000 a 2018. O texto considerou as dissertações e teses cadastradas no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os descritores “paradigma da Complexidade na Formação de Professores” e “Formação de Professores na perspectiva da Complexidade”. Foram encontrados e analisados 20 trabalhos e após a leitura completa dos textos, a análise contemplou contextos nos quais as pesquisas foram desenvolvidas, os objetivos, os sujeitos das investigações, metodologias adotadas e resultados alcançados. Os achados indicam que há estudos consolidados sobre o tema e apontam a complexidade como possibilidade à Formação de Professores na e para a contemporaneidade.

Biografia do Autor

Priscila Moreira Silva de Farias, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada em Pedagogia e Administração Escolar, com as seguintes especializações: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PUC-SP; Educação Infantil, em Práticas de Alfabetização e Letramento; Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância. Atualmente atua na coordenação de Polo de Apoio Presencial na Rede UniCEU/UAB.

Rosa Aparecida Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora da UFSCar, campus Sorocaba, atuante no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica e Integrante do GT 18 EJA – ANPED.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Farias, P. M. S. de, & Pinheiro, R. A. (2021). Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–21. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1433