Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1433Palavras-chave:
Estado da arte, Complexidade, FormaçãoResumo
Neste tempo de incerteza, pensar a Formação de Professores a partir de um contexto mais amplo é urgente. Para tal, conhecermos o já produzido no campo de Formação de Professores na ótica da Complexidade é a pretensão desta investigação, que apresenta um estado da arte sobre o assunto, no período de 2000 a 2018. O texto considerou as dissertações e teses cadastradas no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os descritores “paradigma da Complexidade na Formação de Professores” e “Formação de Professores na perspectiva da Complexidade”. Foram encontrados e analisados 20 trabalhos e após a leitura completa dos textos, a análise contemplou contextos nos quais as pesquisas foram desenvolvidas, os objetivos, os sujeitos das investigações, metodologias adotadas e resultados alcançados. Os achados indicam que há estudos consolidados sobre o tema e apontam a complexidade como possibilidade à Formação de Professores na e para a contemporaneidade.Referências
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