Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no Ensino Médio uma revisão de literatura

Autores

  • Fidelina Maria Candido Pinto Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1589

Palavras-chave:

autismo, educação inclusiva, Ensino Médio

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa desenvolvida pela primeira autora sob a orientação do segundo autor, trazendo como proposta o Estado da Arte acerca da temática inclusão, autismo, educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).  O percurso metodológico definiu-se de natureza bibliográfica, e abordagem qualitativa, por meio da compilação dos dados das pesquisas produzidas no período compreendido entre os anos de 2018 a 2022, no Brasil, seguindo as tendências dos estudos na área, no contexto sobre o qual a literatura foi produzida e articulada, com o objetivo de identificar o que outros autores relatam sobre o assunto. Os resultados mostraram que a inclusão vem tomando espaço cada vez maior nas políticas públicas, no entanto, para que se concretize, é preciso haver acessibilidade, investimentos financeiros e formação docente adequada, articulados com a proposta pedagógica das escolas, para assim, eliminar obstáculos que porventura limitem a aprendizagem desses alunos. 

Biografia do Autor

Fidelina Maria Candido Pinto, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, Especialização em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM campus Uberaba Parque Tecnológico. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM campus Uberaba Parque Tecnológico.

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui graduação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), especialização em Ciência Política (UFF), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Realizou estágios pós-doutorais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (História Latinoamericana), e na Universidad del Magdalena - em Santa Marta, Colômbia (História Econômica). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba, onde atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado Profissional em Educação (MPET); no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e nos cursos de formação de professores (Química e Ciências Biológicas). É Vice-Presidente da Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (Adhilac Internacional) e Editor da Revista Ariadna Tucma. Líder do Grupo de Pesquisa Mnemosyne - Memórias, Representações & Oralidades na Educação e no Ensino (IFTM/CNPq), integra o Grupo de Pesquisa Nación, Región y Relaciones Internacionales en el Caribe y America Latina, da Universidad Nacional de Colombia, sede San Andrés e o CEHAL/PUCSP - Centro de Estudos de História da América Latina da PUC-SP. Desenvolve pesquisas e orientações em educação, trabalho, processos formativos e sentidos do trabalho; ensino humanizado de Ciência e Tecnologia; os intelectuais e a Educação; relações entre História e Literatura; memória, narrativas, ditaduras, violência institucional e direitos humanos, com ênfase nessas representações na Educação e no ensino de História e demais humanidades, no Brasil, Colômbia, Paraguai e República Dominicana. Organiza a coleção "Nuestra América", pela Editora Navegando.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

PINTO, F. M. C.; BRETTAS, A. C. F. . Inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no Ensino Médio uma revisão de literatura. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–22, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1589. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1589. Acesso em: 18 dez. 2024.