A Educação Especial na formação inicial de professores: a graduação em Pedagogia no ABC Paulista

Autores

  • Cintia Novaes Rocha Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil
  • Ivo Ribeiro de Sá Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil
  • Fernanda de Menezes Angelo Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, Santo André, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1629

Palavras-chave:

educação básica, educação especial, formação inicial, curso de Pedagogia, currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a Educação Especial e Inclusiva na formação de professores dos Cursos de Pedagogia na região do Grande ABC Paulista. O estudo em questão segue uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Como se trata de uma pesquisa documental foram selecionados como fonte de investigação as normativas legais que se referem à Educação Especial e Inclusiva para os Cursos de Pedagogia, os Projetos Pedagógicos, as matrizes curriculares e ementas dos cursos. De maneira geral, os dados coletados mostraram que todas as IES pesquisadas estão em conformidade com as Diretrizes Nacionais para Cursos Superiores em Pedagogia aprovada em 2006. Contudo, há algumas evidências que revelam a necessidade de ampliar o espaço dedicado à Educação Especial e Inclusiva nos Cursos em Pedagogia nas Instituições investigadas, com o propósito de qualificar a formação inicial docente e as práticas inclusivas no contexto escolar.

Biografia do Autor

Cintia Novaes Rocha, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013), pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018) e especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Unilajes (em andamento). Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e é professora de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Santo André.

Ivo Ribeiro de Sá, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1986), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Didática Metodologia e Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação, educação infantil e formação de professores.

Fernanda de Menezes Angelo, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, Santo André, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Graduada em Letras pela Faculdade Editora Nacional - FAENAC (2006) e em Pedagogia pelo Claretiano (2009). Especializada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Atualmente é professora da Emeief Darcy Ribeiro. Experiência na área da Educação, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

ROCHA, Cintia Novaes; SÁ, Ivo Ribeiro de; ANGELO, Fernanda de Menezes. A Educação Especial na formação inicial de professores: a graduação em Pedagogia no ABC Paulista. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–29, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1629. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1629. Acesso em: 20 jan. 2025.

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