O estágio da Pós-Graduação como lócus privilegiado de iniciação à docência no Ensino Superior: narrativa reflexiva de uma experiência formativa

Autores

  • Mateus Lorenzon Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brasil
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1650

Palavras-chave:

ensino superior, estágio docência, formação de professores

Resumo

Neste artigo analisa-se de que modos as ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Docência II do Programa de Pós Graduação em Educação da (ocultado) corroboram para o processo de iniciação à docência e desenvolvimento de competências pedagógicas. As atividades analisadas foram desenvolvidas em um componente curricular do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul. O Diário de Campo, no qual o estagiário registrava observações, planejamento, relatos e insights, tornou-se o principal instrumento de produção de dados. Posteriormente, refletiu-se criticamente acerca destes registros, organizando-os indutivamente em categorias que abordam, respectivamente a) a pertinência da observação e o diálogo com a Supervisora; b) as aplicações como possibilidades de desenvolvimento de competências profissionais; e c) a pertinência da interlocução entre prática e teoria nos processos avaliativos/reflexivos. Por fim, destaca-se a necessidade das atividades de docência no Ensino Superior contemplarem as especificidades epistemológicas da área de formação. 

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educação pela PUCRS (1997) e doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates em Lajeado/RS onde atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e Doutorado em Ensino e no Mestrado e Doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo - UFP, Brasil

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica. Tem experiência na área de Física.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

LORENZON, M.; SILVA, J. S. da; FÁVERO, A. A.; DARROZ, L. M. O estágio da Pós-Graduação como lócus privilegiado de iniciação à docência no Ensino Superior: narrativa reflexiva de uma experiência formativa. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–21, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1650. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1650. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência