O estágio da Pós-Graduação como lócus privilegiado de iniciação à docência no Ensino Superior: narrativa reflexiva de uma experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1650Palavras-chave:
ensino superior, estágio docência, formação de professoresResumo
Neste artigo analisa-se de que modos as ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Docência II do Programa de Pós Graduação em Educação da (ocultado) corroboram para o processo de iniciação à docência e desenvolvimento de competências pedagógicas. As atividades analisadas foram desenvolvidas em um componente curricular do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul. O Diário de Campo, no qual o estagiário registrava observações, planejamento, relatos e insights, tornou-se o principal instrumento de produção de dados. Posteriormente, refletiu-se criticamente acerca destes registros, organizando-os indutivamente em categorias que abordam, respectivamente a) a pertinência da observação e o diálogo com a Supervisora; b) as aplicações como possibilidades de desenvolvimento de competências profissionais; e c) a pertinência da interlocução entre prática e teoria nos processos avaliativos/reflexivos. Por fim, destaca-se a necessidade das atividades de docência no Ensino Superior contemplarem as especificidades epistemológicas da área de formação.Referências
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