Processos formativos em percurso inicial nos relatórios de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1669Palavras-chave:
relatórios de estágio, processos formativos, PedagogiaResumo
Esta investigação tem como objetivo analisar os processos formativos dos estudantes de um curso de Pedagogia em relação aos registros contidos nos relatórios de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica tem como base a Teoria Histórico-Cultural e, como método, o Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa é documental. Utilizamos como fonte para investigação os relatórios de estágio supervisionado de estudantes de um curso de Pedagogia presencial de uma universidade pública, dos anos de 2017 a 2019, no segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram selecionados seis relatórios e para a análise organizamos dois eixos: tempo e espaço, com intuito de conhecer e analisar as etapas de observação, regência, ambiente escolar e processos formativos. Os resultados apontam que os relatórios são descritivos, com sequências lineares. Há uma preocupação demasiada com a prática, com o “saber fazer” em detrimento do conhecimento científico apropriado no percurso formativo durante o curso.
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