Processos formativos em percurso inicial nos relatórios de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia

Autores

  • Gislaine Domingos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil
  • Celia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2733-8218

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1669

Palavras-chave:

relatórios de estágio, processos formativos, Pedagogia

Resumo

Esta investigação tem como objetivo analisar os processos formativos dos estudantes de um curso de Pedagogia em relação aos registros contidos nos relatórios de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica tem como base a Teoria Histórico-Cultural e, como método, o Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa é documental. Utilizamos como fonte para investigação os relatórios de estágio supervisionado de estudantes de um curso de Pedagogia presencial de uma universidade pública, dos anos de 2017 a 2019, no segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram selecionados seis relatórios e para a análise organizamos dois eixos: tempo e espaço, com intuito de conhecer e analisar as etapas de observação, regência, ambiente escolar e processos formativos. Os resultados apontam que os relatórios são descritivos, com sequências lineares. Há uma preocupação demasiada com a prática, com o “saber fazer” em detrimento do conhecimento científico apropriado no percurso formativo durante o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Domingos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Cidade Universitária (2019). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEGDU/UFMS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores – GEPFORP. Atua como professora de Educação Infantil no Colégio Innovativo, em Londrina – PR.

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil

Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2013). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores – GEPFORP. Professora da UFMS, lotada na Faculdade de Educação – FAED, atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo – LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UFMS. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa Processos formativos, práticas educativas, diferenças – PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É associada individual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de Educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de Professores; Práticas Educativas.

Referências

CARVALHO, B.; MARTINS, L. M. Formação de professores: superando o dilema teoria versus prática. Germinal – Marxismo e Educação em debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 172-181, ago. 2017.Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382. Acesso em: ago. 2024.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org) Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.191 p. ISBN 978-85-7983-103-4. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: ago. 2024.

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

MORETTI, V. D.; MOURA, M. O. de. Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 435-450, 2009.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8qjdsyfSdvmPHXtMqNjCDqs/. Acesso em: 20 jan. 2024.

MORETTINI, M. T.; URT, S. da C. O professor como sujeito da aprendizagem e as implicações da escola de Vigotski. Revista Inter Ação, Goiás, v. 33, n. 2, p. 1-2, 19 dez. 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5276. Acesso em: jan. 2024.

MOURA, M. O. de.; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e do desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. de (org.). Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, N. M. da; ARAGÃO R. F. A observação como prática pedagógica no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 50-59, dec. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174. Acesso em: 20 jan. 2024.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Tradução de Maria Encarnación. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). São Paulo: Expressão Popular, 2011

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

SILVA, Gislaine Domingos da; PIATTI, Celia Beatriz. Processos formativos em percurso inicial nos relatórios de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1669. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1669. Acesso em: 7 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.