V. V. Repkin: contribuições para o desenvolvimento da teoria da Atividade de Estudo (1963–2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1430

Palavras-chave:

V. V. Repkin, Aprendizagem Desenvolvimental, Atividade de Estudo

Resumo

O artigo aborda as principais ideias do filólogo, filósofo, psicólogo, didata e metodólogo ucraniano Vladimir Vladmirovski Repkin (1927). O objetivo geral é apresentar os resultados da análise do progresso teórico-metodológico do pensamento e da obra de Repkin em relação à Teoria da Atividade de Estudo, a partir da avaliação das contribuições do autor para o desenvolvimento da teoria com foco em quatro aspectos relevantes: a) objetivo da Atividade de Estudo, b) conceito de Atividade de Estudo, c) conteúdo da Atividade de Estudo e, d) estrutura da Atividade de Estudo. Do ponto de vista metodológico, o texto se baseia no pensamento sistêmico, no método histórico-lógico, assim como na metodologia construtivo-interpretativa. As análises permitem concluir que o caráter autoral das teses de Repkin sobre atividade de estudo levaram ao surgimento de uma variante específica dessa teoria no contexto da aprendizagem desenvolvimental na Ucrânia.

Biografia do Autor

Paula Alves Prudente Amorim, Colégio Gabarito

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e  possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo (2004). Atualmente é professora do ensino fundamental I no Colégio Nacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar.

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil, 2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada (Espanha, 2013). Professor Associado (DIII) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente.e a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. É membro da Comissão Editorial da revista Obuchenie: É membro da Academia Internacional de Estudios Histórico-Culturales e da Red de Estudios sobre Educación (REED).

Referências

AMORIM, Patrícia Alves Prudente. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Tipos de generalização na aprendizagem. Moscou: Pedagogia, 1972, 422 p.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. A teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. Problemas de Pesquisa da Atividade de Estudo (1977). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019d, p. 267-287.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. Atividade de Estudo e Aprendizagem Desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019e, p. 249-266.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich; MÁRKOVA, A. K. O conceito de Atividade de Estudo dos escolares nas series iniciais do nível fundamental (1981). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 191-213.

ELKONIN, D. B. Estrutura da Atividade de Estudo (1960). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 149-158.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Atividade de Estudo: sua estrutura e formação (1989). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019b, p. 159-168.

ELKONIN, Daniil Borisovich.; DAVÍDOV, Vasily Vasilyevich (Orgs.) Possibilidades de aprendizagem da idade. Classes escolares menores. Moscou: Iluminação, 1966.

GONZALES REY, Fernando; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Problemas do desenvolvimento da psique. 3 ed. Moscou: Izd-vo Mn-ta, 1972a, 574p.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O problema da atividade na psicologia. Questões de Filosofia, Moscou, n. 9, 1972b, p. 95-108.

MARCO, Fabiana Fiorezi de; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira.; CEDRO, Wellington Lima. A formação de professores no sistema Elkonin-Davidov: o contexto russo. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 451-475.

MATVEEVA, N. I., REPKIN, Vladimir Vladmirovski SKOTARENKO, R. V.

Condições de domínio das formas autônomas da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019, p. 331-342.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958- 2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.

PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 31-53.

PUENTES, Roberto Valdés. O Sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da didática desenvolvimental da atividade (1958-2015). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019b, p. 55-81.

PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019c, p. 83-137.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davídov-Repkin: gênese e desenvolvimento da teoria da atividade de estudo – TAE (1959-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. 1ª ed. Uberlândia/Campinas: Edufu, Mercado de Letras, 2019e, p. 123- 159.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: uma aproximação ao sistema Elkonin-Davidov-Repkin (1958-2015). PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suelly Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 25-52.

PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 130-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.

PUENTES, Roberto Valdés: AQUINO, Orlando Fernández. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas, Brasília, n. 24, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.

PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica a perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-13.

PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial; Uberlândia: Edufu, 2019, v. 6, p. 287-325.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. A Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da Atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017a.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin–Davidov–Repkin. Campinas, SP: Mercado de letras; Uberlândia, MG; Edufu, 2019.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie, Uberlândia. V. 4, n. 1, p. 201-242, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369.

REPKIN, Vladmir Vladmirovski. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25054. Acesso em: 12 ago. 2020.

REPKIN, Vladmir Vladmirovski. Organização Psicológica do Conteúdo e da Estrutura da Atividade de Estudo. (1968). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente. (Orgs.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: EDUFU, 2019a, p. 303-312.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. O Conceito da Atividade de Estudo. (1976). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019b, p. 313-322.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. Estrutura da Atividade de Estudo. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente. (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019c, p. 323-330.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. A formação da Atividade de Estudo como um Problema Psicológico (1977). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019d, p. 343-352.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. Formação da Atividade de Estudo nos Estudantes. (1977). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019e, p. 353-364.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski Aprendizagem Desenvolvimental e Atividade de Estudo. (1997). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019f, p. 365-406.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski; REPKINA, Natalya V.. A Questão da estrutura da Atividade de Estudo (2007). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Patrícia Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019a, p. 423-431.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski; DOROKHINA, V. T. O processo de aceitação da tarefa na atividade de estudo. In: Teoria dos problemas e métodos para sua solução. Kiev, 1973.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski, REPKINA, Natalya V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental (2019). In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin–Davidov–Repkin. Campinas, SP: Mercado de letras; Uberlândia, MG; Edufu, 2019b, p. 27-75.

REPKIN, Vladimir Vladmirovski. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25054. Acesso em: 12 ago. 2020.

ROSSATO, Maristela; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Metodologia construtivo-interpretativa como expressão da Epistemologia Qualitativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Investigação Qualitativa em Educação, v. 1. 6º CONGRESO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGACIÓN CUALITATIVA. Atas CIAIO 2017, p. 343-352. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1352/1310. Acesso em: 02 de nov. 2021.

VIGOTSKII, Lev Seminovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Seminovitch; LURIA, Aleksandr Romanovitch; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-117.

ZANKOV, Leonid V. Didática e Vida. Moscou: Enlightenment, 1968.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Amorim, P. A. P., & Puentes, R. V. (2021). V. V. Repkin: contribuições para o desenvolvimento da teoria da Atividade de Estudo (1963–2019). Revista Profissão Docente, 21(46), 01–29. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1430