Impacts of the ongoing BNC Teacher Training Proposal - difficult times for teacher training

Authors

  • Lia Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara
  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1554

Keywords:

Formação de Professores, BNC-Formação, Neoliberalismo, BNCC, Pedagogia

Abstract

The present study emerged while studying the subject Management and Organization of the Educational System from the module: “Policies of training and teaching work in the context of education and school management”, part of the Graduate Program of the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU). The article proposes to analyze  impacts of the ongoing proposal of the Common National Basis for Teacher Training (BNC- Training), approved by CNE/CP Resolution n.º 2, December 20, 2019, and to present the possible ways of resistance, as defended by the National Association for the Training of Education Professionals (ANFOPE) and several other researchers in the area. It is an exploratory study and also outlined as a bibliographical and documental research. The results indicate that current teacher education policies are influenced by neoliberalism and that it is theoretically empty, technical and focused on a learning to do process, taking from teachers the theoretical knowledge, the autonomy and critical thinking they must get.

Author Biographies

Lia, Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara

Pedagoga. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento. Psicanalista Clinica. Especialista em Neuropsicopedagogia. Estudante do do Projeto OBEDUC (Nº 15756) -UFU. Atual coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara do Programa Mais Educação.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu na Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e na Faced, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

References

AMARIS RUIDIAZ, P.; GODOY, E. V.; SILVA, M. A. da. O Mágico de Oz, o Mito da Caverna e os currículos de matemática: o ideal e o possível. Zetetike, Campinas, v. 28, p. e020028, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8658657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8658657. Acesso em: 25 nov. 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Manifesto em repúdio à homologação da Resolução CNE/CP n.º 1, de 27/10/2020, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), Rio de Janeiro: ANPED, nov. de 2020.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Documento Final do VI Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Belo Horizonte: ANFOPE, 1992. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/6º-Encontro-NacionaldaAnfope-1992.pdf. Acesso em: 25 nov. de 2022.

ARAÚJO, A. O.; OLIVEIRA, M. C. Tipos de pesquisa. São Paulo, 1997.

ARAÚJO, D. S.; BRZEZINSKI, I.; SÁ, H. G. M. de. Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, jan/dez, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9912. Acesso em: 28 nov. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2015.

COSTA, E. M.; MATTOS, C. C. de; CAETANO, V. N. da S. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 896-909, 1 mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14924. Acesso em: 28 nov. 2022.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A. Nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a bnc-formação. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 1-19, 1 jul. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916. Acesso em: 28 nov. 2022.

DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 36, n. 131, p. 299-324, jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/?lang=pt#. Acesso em: 28 nov. 2022.

FELIPE, E. da S. Novas Diretrizes para a Formação de Professores: continuidades, atualizações e confrontos de projetos. GT08 - Formação de Professores. Rio de Janeiro: ANPED, 2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/novas-diretrizes-para-formacao-de-professores-continuidades-atualizacoes-e-confrontos-de. Acesso em: 28 nov. 2022.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

FICHTER FILHO, G. A.; OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. A trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente no Brasil: uma análise dos textos oficiais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 940-956, 1 mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14930. Acesso em: 28 nov. 2022.

FREITAS, H. C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313704026. Acesso em: 20 de nov.2022.

FREITAS, H. C. L. de. BNC da Formação: desafios atuais frente à precarização da formação de profissionais da educação básica. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MIGUEL, J. C.; MILLER, S.; KÖHLE, É. C. (org.). (De) formação na escola: desvios e desafios. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

FREITAS, H. C. L. de. CNE ignora entidades da área e aprova Parecer e Resolução sobre BNC da Formação. Revista Educar Mais, v. 4 n. 1, p. 1-3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1711. Acesso em: 20 de nov. 2023.

FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 160 p. 2018.

FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, São Paulo, n. 9, p. 123-132, out. 1969.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. Ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

GASPERI, A. M. de; MARTINS, A. C. L.; EMMEL, R. A relação entre a BNCC e a formação de professores. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 18, n. 40, p. 259-273, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12882. Acesso em: 06 nov. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JANZ, L. A. T. Formação continuada do professor: uma experiência no espaço escolar. 2020. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/532-4.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LAVAL. C. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019, 326 p.

LIBÂNEO, J. C.; FERREIRA, L. S.; MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. Entrevista com o professor José Carlos Libâneo: o curso de Pedagogia no balanço das Políticas Educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250. Acesso em: 12 nov. 2022.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

MILITÃO, A. N. A inserção da terminologia “Direito à aprendizagem” no arcabouço legal da formação de professores. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 46, p. 152-176. jul-set., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8921. Acesso em: 20 ago. 2022.

SILVA, M. V.; SOUZA, V. A.; RICHTER, L. M. (2015). Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública. Etd - Educação Temática Digital, v. 17, n. 3, p. 653-672, 17 dez. 2015.

SILVA, S. C. V. da; FERREIRA, V. S. Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 559-584, 2019. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1118. Acesso em: 25 nov. 2022.

Published

2023-09-19

How to Cite

LIA; BORGES, M. C. Impacts of the ongoing BNC Teacher Training Proposal - difficult times for teacher training. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1554. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1554. Acesso em: 22 nov. 2024.