A evolução histórica do estágio docente do ensino básico ao magistério superior
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1616Palavras-chave:
estágio, docência, magistério superior, ensino superior, pós-graduaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a evolução histórica do estágio no contexto educacional brasileiro, abordando desde a sua implementação nas instituições de ensino até a sua incorporação nos programas de pós-graduação como componente curricular essencial para a formação docente, buscando compreender a relevância do estágio no ambiente acadêmico e a sua contribuição para a prática docente. Para tanto, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, embasada em pesquisa documental e bibliográfica. Identificamos que a formação docente para atuação no ensino superior é secundarizada e foi negligenciada historicamente, tanto pelos órgãos oficiais quanto pelo campo científico. Apesar disso, o estágio docente tem ganhado espaço nos programas de pós-graduação ao longo do tempo e se configura enquanto
estratégia de formação de extrema relevância.
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