A Educação Especial na formação inicial de professores: a graduação em Pedagogia no ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1629Palavras-chave:
educação básica, educação especial, formação inicial, curso de Pedagogia, currículoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a Educação Especial e Inclusiva na formação de professores dos Cursos de Pedagogia na região do Grande ABC Paulista. O estudo em questão segue uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Como se trata de uma pesquisa documental foram selecionados como fonte de investigação as normativas legais que se referem à Educação Especial e Inclusiva para os Cursos de Pedagogia, os Projetos Pedagógicos, as matrizes curriculares e ementas dos cursos. De maneira geral, os dados coletados mostraram que todas as IES pesquisadas estão em conformidade com as Diretrizes Nacionais para Cursos Superiores em Pedagogia aprovada em 2006. Contudo, há algumas evidências que revelam a necessidade de ampliar o espaço dedicado à Educação Especial e Inclusiva nos Cursos em Pedagogia nas Instituições investigadas, com o propósito de qualificar a formação inicial docente e as práticas inclusivas no contexto escolar.
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