A competência em informação em convergência com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Nelson Marcos Ferreira Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil
  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1635

Palavras-chave:

bibliotecas, competência em informação, educação informacional, educação profissional e tecnológica, omnilateralidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar o conceito de Competência em Informação, eixo estruturante de práticas educativas informacionais desenvolvidas em bibliotecas, tendo em vista as bases da formação integral na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica. Jogando luz, assim, em uma educação informacional de viés contra hegemônico, na medida em que sua fundamentação epistemológica estaria lastreada na omnilateralidade, e não no pragmatismo produtivista neoliberal do contemporâneo. Afinal, em síntese, defendemos que educação não se circunscreve a instruir profissionais para o famigerado mercado, mas de formar cidadãos para o mundo do trabalho. Quanto à armadura teórica, lançaremos mãos, principalmente, dos seguintes autores: Campello, B. (2022); Doyle, A. (2018); Dudziak, E. (2003); Freire, P. (2000, 2006, 2011 e 2014) e Frigotto, G. (2007).

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Biografia do Autor

Nelson Marcos Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2023). Pós-graduação pela Faculdade Internacional Signorelli (2014). Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2009). Coordenou, de agosto de 2018 a março de 2021, a Divisão de Informatização do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Gerenciou o Setor de Catalogação e Classificação da UFU (2014-2015 e 2017-agosto/2018). Atuou como consultor biblioteconômico na Faculdade Shalom de Ensino Superior (FASES) em 2018. Foi tutor e professor do curso de Biblioteconomia EaD da Universo – Polo Uberlândia em 2018. Foi instrutor de cursos on-line de automação de bibliotecas e de catalogação pela Class Cursos em 2016. Palestrante convidado em eventos da área.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), licenciado em Pedagogia pela Faconnect (2021) e bacharel em Direito pela UNIUBE e Faculdade Anhanguera (2023); Especialista em Administração Estratégica (2009) pela Uniminas; Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 e 2011). Iniciei em 2015 e conclui em 2016 o pós-doutorado na UFU. Desde 2010 sou professor e pesquisador em filosofia, ética, política, direito e educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Estou membro ativo e regular de dois programas Stricto Sensu, ambos no IFTM: a) Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e b) Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado e Doutorado - (PPGET). Desde 2021 coordeno o Mestrado Profisissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFTM. Tenho experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Profissional e Tecnológica. Estudo e pesquiso principalmente os seguintes autores e temas: Giambattista Vico, Renée Descartes, Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Nicolau Maquiavel, Álvaro Vieira Pinto, Política, Ética, Direito e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

FERREIRA, Nelson Marcos; MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. A competência em informação em convergência com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 1–13, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1635. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1635. Acesso em: 7 jun. 2025.

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