A competência em informação em convergência com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1635Palavras-chave:
bibliotecas, competência em informação, educação informacional, educação profissional e tecnológica, omnilateralidadeResumo
Este artigo tem por objetivo problematizar o conceito de Competência em Informação, eixo estruturante de práticas educativas informacionais desenvolvidas em bibliotecas, tendo em vista as bases da formação integral na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica. Jogando luz, assim, em uma educação informacional de viés contra hegemônico, na medida em que sua fundamentação epistemológica estaria lastreada na omnilateralidade, e não no pragmatismo produtivista neoliberal do contemporâneo. Afinal, em síntese, defendemos que educação não se circunscreve a instruir profissionais para o famigerado mercado, mas de formar cidadãos para o mundo do trabalho. Quanto à armadura teórica, lançaremos mãos, principalmente, dos seguintes autores: Campello, B. (2022); Doyle, A. (2018); Dudziak, E. (2003); Freire, P. (2000, 2006, 2011 e 2014) e Frigotto, G. (2007).
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