Por uma Epistemologia do saber da experiência com a comunidade descolonizada

Authors

  • Marta Soares da Silva Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Stefano Rocha da Cruz Iniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – UNESP
  • Claudia Maria Costa Dias Universidad Internacional de La Rioja – UNIR

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1648

Keywords:

Epistemologia, Educação, Comunidade

Abstract

Knowledge is an instrument of power, for this reason it is healthy to reflect epistemologically on the importance of the decolonized community for science. The objective is to think about the Eurocentric silencing relationships that are established through epistemology and silence entire communities by disregarding them as producers of knowledge. Therefore, a discussion is presented, among others, through Ela (2012), Hegel (2008), Fourez (1995) and Nietzsche (1983). The investigation had an exploratory approach, through documents of the community management policy implemented by the angolan government, in the African continent, city of Sumbe - Cuanza Sul, since the year 2010. The data were collected from academic research sources, material independent press, law and government websites. As a central result of this study, it was possible to understand that the decolonized community is of paramount importance for science, as well as showing its participation and the constant production of knowledge from its own unique reality.

Author Biographies

Marta Soares da Silva, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava - FFCL, pela política pública de acesso Programa Universidade para Todos - PROUNI. Possui experiência de efetivo exercício em docência no Estado de Minas Gerais. É Especialista em Educação de Jovens e Adultos para os Privados de Liberdade, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. É Mestra em Educação pela UFTM, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, para desenvolvimento de pesquisa de interesse social com Pedagogia Social e Alfabetização Midiática Informacional para liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. É Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Compõe os grupos de pesquisa NEAB/UFSCar e Educação e relações étnico-raciais. Integra Comitê Científico na qualidade de avaliador de periódico - Revista Nucleus, da Fundação Educacional de Ituverava - SP. Atua nas áreas de investigação em espaços não escolares, processo de subjetivação e comunidade, pessoas em momento de egresso do sistema prisional; organização de eventos científicos educacionais e projeto decolonial com anos iniciais.

Stefano Rocha da Cruz, Iniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – UNESP

Natural de Cabo Verde, continente africano, residindo e estudando no Brasil, desde o ano de 2010, possui graduação em Relações Internacionais (2013), com ênfase em comunicação e cooperação internacional, pela Universidade de Ribeirão Preto, com bolsa mérito do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pelo programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e Mestrado (2016) em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Franca, com apoio da FAPESP, desenvolvendo estudo na área de políticas públicas de interesse social e de cooperação SUL-SUL entre Brasil e África e suas interfaces com o planejamento urbano e desenvolvimento social. Atua como pesquisador nas áreas de relações internacionais, política internacional com impactos locais, planejamento social e análise de políticas públicas e projetos de cooperação, ciência política e políticas públicas, decolonialidade e interculturalidade.

Claudia Maria Costa Dias, Universidad Internacional de La Rioja – UNIR

Doutora em Ciências da Educação e em Desenho, Orientação e Intervenção psicopedagógica. Mestre em Investigação Educacional e Desenvolvimento e Inovação Local pela Universidade de Alicante - Espanha. Psicopedagoga por la Universidad São Judas Tadeu e Licenciada em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituverava. Atua como docente no programa de Mestrado na Universidade Internacional de La Rioja e como professora Tutora do curso de Psicologia da Universidade Nacional de Educação a Distância – UNED. Autora e participa de pesquisas nas áreas de convivência, formação de professores e Inovação Tecnológica.

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Published

2023-12-16

How to Cite

Silva, M. S. da, Cruz, S. R. da ., & Dias, C. M. C. . (2023). Por uma Epistemologia do saber da experiência com a comunidade descolonizada. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–16. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1648

Issue

Section

Dossiê - Saberes da experiência: diversidade em foco

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