Transcendendo a educação bancária: metodologias ativas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1684Palavras-chave:
metodologias ativas de aprendizagem, formação de professores, ensino básicoResumo
O desenvolvimento dessa pesquisa teve como objetivo geral a investigação do modelo de ensino aprendizagem de professores da rede básica de Uberaba/MG. O desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado em dois momentos com dois grupos participantes: o primeiro consistiu em todos os professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos da rede municipal de ensino través de um questionário; o segundo foi um grupo de quinze profissionais da rede que participaram de um curso de formação continuada. Ao final da pesquisa pôde-se perceber que os professores da rede municipal possuem uma crença de que as metodologias ativas são somente práticas didáticas que os alunos desenvolvem na prática, sem necessariamente possuir um planejamento e com um objetivo delineado, e como consequência a maioria desses profissionais acreditam que possuem tal prática em sua sala de aula. Essa pesquisa não finda aqui, almeja-se que haja o processo de formação e de socialização dessas práticas referente as Metodologias Ativas.
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