Transcendendo a educação bancária: metodologias ativas na educação básica

Autores

  • Pedro Dias Mangolini Neves Secretaria Municipal de Educação de Uberaba - SMEU, Brasil
  • Helena de Ornellas Sivieri Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3694-2705

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1684

Palavras-chave:

metodologias ativas de aprendizagem, formação de professores, ensino básico

Resumo

O desenvolvimento dessa pesquisa teve como objetivo geral a investigação do modelo de ensino aprendizagem de professores da rede básica de Uberaba/MG. O desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado em dois momentos com dois grupos participantes: o primeiro consistiu em todos os professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos da rede municipal de ensino través de um questionário; o segundo foi um grupo de quinze profissionais da rede que participaram de um curso de formação continuada. Ao final da pesquisa pôde-se perceber que os professores da rede municipal possuem uma crença de que as metodologias ativas são somente práticas didáticas que os alunos desenvolvem na prática, sem necessariamente possuir um planejamento e com um objetivo delineado, e como consequência a maioria desses profissionais acreditam que possuem tal prática em sua sala de aula. Essa pesquisa não finda aqui, almeja-se que haja o processo de formação e de socialização dessas práticas referente as Metodologias Ativas.

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Biografia do Autor

Pedro Dias Mangolini Neves, Secretaria Municipal de Educação de Uberaba - SMEU, Brasil

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2010). Mestre em Geografia, com ênfase em Análise Regional e Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM (2013). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG (2019). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM (2022). Possui graduação em Pedagogia (2023).

Helena de Ornellas Sivieri Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e pela Universidade do Minho (Portugal). É docente associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFTM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação de Professores – GPEFORM/UFTM.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

NEVES, Pedro Dias Mangolini; PEREIRA, Helena Ornellas Sivieri. Transcendendo a educação bancária: metodologias ativas na educação básica. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–15, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1684. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1684. Acesso em: 16 dez. 2025.

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