O perfil de egressos do Profletras da UFTM e sua relação com as características das dissertações geradas no seu âmbito

Autores

  • Ana Paula Vilela Cardoso Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil
  • Diego Gerônimo Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil
  • Vera Lucia Bonfim Tiburzio Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1769

Palavras-chave:

formação docente, Profletras, dissertações, educação básica

Resumo

O artigo investiga o perfil dos egressos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e as características das dissertações defendidas por eles entre 2016 e 2023. Utilizando uma abordagem quantitativa, foram analisadas 72 dissertações e dados gerais dos discentes. Os resultados revelam uma concentração de pesquisas sobre leitura e escrita, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de uma predominância de mulheres tanto entre os discentes quanto nas produções acadêmicas. A análise sugere que essa concentração reflete a realidade docente e as necessidades enfrentadas pelos professores em sala de aula. A pesquisa contribui para o fortalecimento da formação continuada de docentes, destacando a importância do Profletras para a melhoria da educação básica. Conclui-se que o programa tem um papel relevante na democratização do acesso à educação e na qualificação de professores da rede pública.

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Biografia do Autor

Ana Paula Vilela Cardoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba e Especialista em Direito Processual pela Universidade de Uberaba e Mestranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura digital e Aprendizagem - Forproca – UFTM.  

Diego Gerônimo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

Doutorando em Educação – PPGE/UFTM. Mestre em Educação. Graduado em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação - Educa e  do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação – GEPPFOR. Coordenador Pedagógico e Professor no Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba/MG.

Vera Lucia Bonfim Tiburzio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Brasil

Graduei-me em Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mesma instituição na qual realizei meu mestrado (findado em 2004) e doutorado (em 2008), ambos pelo programa de Biologia Funcional e Molecular, ênfase em Bioquímica, oferecido por aquele instituto. Atualmente sou professora associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ministrando diferentes disciplinas junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta instituição, onde também sou docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

CARDOSO, Ana Paula Vilela; SILVA, Diego Gerônimo; TIBURZIO, Vera Lucia Bonfim. O perfil de egressos do Profletras da UFTM e sua relação com as características das dissertações geradas no seu âmbito. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1769. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1769. Acesso em: 18 jun. 2025.

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