Os meios mediacionais na formação de licenciandos durante o ensino remoto: uma análise dos impactos afetivo-cognitivos sob enfoque histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1443Keywords:
Meios mediacionais, Ensino Remoto, Impactos afetivo-cognitivosAbstract
O artigo apresenta uma análise dos impactos afetivo-cognitivos dos meios mediacionais na formação dos licenciandos da UEMG-Unidade Ituiutaba, durante o ensino remoto emergencial, a partir do enfoque histórico-cultural, obtidos durante pesquisa de iniciação científica-PIBIC/CNPq. A pesquisa teve como objetivo identificar como tais meios mediacionais foram usados durante o ensino remoto e se contribuíram com o processo de formação do pensamento teórico-científico, bem como os impactos afetivo-cognitivos gerados. Caracterizou-se do tipo qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, pois observou-se o fenômeno e sua problemática com vistas a torná-lo mais explícito no âmbito didático-pedagógico. Desenvolveu-se pelo método da lógica dialética de construção do conhecimento em Kopnin, os dados foram coletados por entrevista estruturada e disponibilizada de forma on-line aos estudantes dos quatro cursos de licenciaturas da unidade. Identificou-se as seguintes categorias de analíticas: recursos e funcionalidades do Teams; contribuição significativa para os licenciandos; sentimentos gerados; apropriações conceituais; interações sujeitos e objeto do conhecimento. Os elementos didático-pedagógicos das aulas e dos meios mediacionais mais usados pelos docentes foram questionários, tarefas e fóruns de discussão, seguidos do chat, canais e postagens. Todavia os recursos que mais impactaram de forma positiva o afetivo-cognitivo dos discentes foram o chat com 40%, as tarefas com 20%, os questionários com 14%, os fóruns com 9% e os canais com 6%.
Palavras-chave: Meios mediacionais. Ensino Remoto. Impactos afetivo-cognitivos. Enfoque histórico-cultural
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa Portugal. 1977
BARROS, D. M. V. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/ COEDI, 1998.
CASTELLS, Manoel. A cultura da virtualidade real: a integração da comunidade eletrônica, o fim de audiência de massa e o surgimento de redes interativas. IN:CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo. Santa Efigênia. Paz e Terra S/A. 2002, p.413-466.
CASTELLS, Manoel. Multimídia e a internet. IN:CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed., 2003, p.155-169.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
CASTELLS, M. Redes de Indignação e Esperança: movimentos sociais na era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialé tica. Sao Paulo: ̃ Alfa-Omega, 2004.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do individuo. Campinas: Autores Associados, 1993.
DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.
DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FRANCO, P. L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. 2015. Tese de doutorado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
FRANCO, P. L. J. “O impacto afetivo-cognitivo dos meios mediacionais na formação do pensamento teórico-científico dos licenciandos da UEMG, no contexto da pandemia COVID-19 e do ensino remoto”. Proejto de pesquisa. Edital 03/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-(PIBIC/UEMG/CNPq, 2020.
FRANCO, P. L. J. Desenvolvimento dos motivos formadores de sentido de professores e estudantes em conceitos matemáticos no ensino fundamental. IN: PUENTES, R.V. & LONGAREZI, A. M et. al. Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do GEPEDI. Livro 1/(Série> Ensino desenvolvimental), Vol. 14 Editora Phillos Academy. Goiânia-GO. 2021. ISBN: 978-65-88994-48-1 Disponível em: http://www.phillosacademy.com
FRANCO, P. L. J., SOUZA, L. M. de A., & FEROLA, B. de C. (2019). Princípios didáticos e movimentos para uma “Obutchénie por Unidades”. Linhas Crí¬ticas, 24. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19820. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19820. Acesso em 11 set.2021.
GUSSO, H. L., et.al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020
HELLER, A. Cotidiano e história. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1989.
HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, [S. l.], n. v. 2 (2020): Múltiplas Perspectivas para Fortalecer o Aprendizado, 1 jun. 2020. Disponível em: http://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16. Acesso em: 10 out. 2020
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A., 1978.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LONGAREZI, A. M. Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Santa Maria. Educação, b.45, 2020.
LONGAREZI, A. M; FRANCO, P. L. J. Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. Fundamentos Psicológicos e Didáticos do Ensino Desenvolvimental. 2017 Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental -Edufu.Vol. 5, p. 265-292, 2017.
MINAS GERAIS, Resolução do Conselho Estadual de Educação- CEE/MG, nº475 de 14 de julho de 2020, Dispõe sobre a substituição das aulas e/ou atividades práticas de estágio obrigatório presenciais por aulas e/ou atividades remotas, enquanto durar a situação de pandemia do COVID-19, e dá outras providências. Belo Horizonte, MG, 2020.
MINAS GERAIS, Decreto nº 47886 de 15 de março de 2020. Dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), institui o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 - Comitê Extraordinário COVID-19 e dá outras providências. Belo Horizonte, MG, 2020.
NASCIMENTO, R. O. Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação. 2014. 416 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2014.
PUENTES, R.V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em revista, v. 29, p. 247- 271, 2013.
RODRIGUES, A.; JORGE FRANCO, P. L.; BUÊNCIO, J. R. Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria . Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica , v. 1, n. 4, p. 193-213, 24 jun. 2018.Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42894. Acesso em: 11 set. 2021
ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 100-116, Apr. 2004 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101. Acesso em 24 Ago/2020 https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100007
SILVA, M. Infoexclusão e analfabetismo digital: desafios para a educação na sociedade da informação e na cibercultura. IN: FREITAS, M. T. A. (org.). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SFORNIL, M. S de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015.
UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. Portaria n.º 34, de 17 de março de 2020. Regulamenta a suspensão das aulas presenciais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, conforme Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 de nº 01, de 16 de março de 2020, e dá outras providências. Belo Horizonte, MG, 2020.
UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais. Resolução do Conselho de Ensino Superior-COEPE/MG, nº 272 de 02 de julho de 2020. Dispõe sobre as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de forma remota emergencial durante a pandemia da COVID-19. Belo Horizonte, MG, 2020.
WANG, C. Pan, et.al. Immediate psycological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 Cononavirus Disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/ljerph17051729. Acesso em:
de jul/2021.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1993.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: M. Fontes, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.