A formação continuada de professores da rede pública de Curitiba durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1601Palavras-chave:
Formação de professores, Covid-19, Políticas Públicas EducacionaisResumo
A pesquisa tem como objeto a formação continuada de professores da educação básica no município de Curitiba, Paraná, no contexto da pandemia de Covid-19. O objetivo geral foi analisar como aconteceu a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino durante esse período. O estudo tem caráter bibliográfico e documental, com análise da legislação e do material utilizado para a formação docente. Os dados obtidos demonstraram que a Prefeitura Municipal de Curitiba, em 2021, ofereceu uma variedade de cursos por meio de diversas plataformas, propiciando aos docentes uma formação profissional de acordo com as exigências do ensino remoto. As ações formativas foram desde os conteúdos indispensáveis ao professor até o uso das tecnologias em diferentes contextos para aplicação em sala de aula. Dessa forma, foi possível realizar a alfabetização tecnológica, formando profissionais capazes de lidar com diferentes situações que favorecessem a aprendizagem dos estudantes.Referências
BARBOSA, M. V.; FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 98, p. 15-20, jan./abr. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Pol%C3%ADticas+ p%C3%BAblicas+para+forma %C3%A7%C3%A3o+de+professores/2bea5c9f-939c-4e67-bed0849d13ce7b8e?version=1.0. Acesso em: 02 dez. 2022.
BONETI, L. W. Políticas públicas por dentro. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2011.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de2020248564376. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 jun. 2022.
COSTA, R. R. da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no Estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna – 1961 a 1982. 2013. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
CURITIBA. Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Deliberação nº 1/2020, de 30 de abril de 2020. Estabelece orientações e normas sobre a oferta de atividades pedagógicas não presenciais, durante o período da pandemia causada pelo COVID-19, para as instituições de educação e ensino pertencentes ao SISMEN. Diário Oficial Eletrônico Atos do Município de Curitiba. Curitiba, n. 80, p. 43-47, 30 abr. 2020a.
CURITIBA. Prefeitura Municipal de Curitiba. Instrução Normativa, de 12 de abril de 2020. Estabelece orientações para realização das atividades pedagógicas para a Educação Infantil (Pré-Escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I e Educação Especial das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em decorrência da pandemia causada pela COVID19. Instrução Normativa nº 2, Curitiba, 12 abr. 2020b.
CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Caderno Veredas Formativas 2021: Curitiba cidade educadora. Curitiba, 2021.
ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: Um olhar a partir da epistemologia do conceito. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, s et./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2024
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
GAROFALO, D. Como as ferramentas digitais contribuem para o processo de aprendizagem? Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12714/como-as-ferramentas-digitais-contribuem-para-o-processo-de-aprendizagem. Acesso em: 19 mar. 2024
GISI, M. L. Políticas públicas, educação e cidadania. In: ZAINKO, M. A. S.; GISI, M. L. (org.). Políticas e gestão da educação superior. Curitiba: Champagnat; Florianópolis: Insular, 2003, p. 91-103.
MATOS, H. C. S. O uso das TICs na formação continuada em tempos de pandemia: um estudo reflexivo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ETECNOLOGIAS|ENCONTRODEPESQUISADORES EMEDUCAÇÃOADISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais[...] São Carlos: CIET: EnPED, 2020. p. 1-10.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O PNE 2011-2020: metas e estratégias. S.I. 2011. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
NÓVOA, A. S. Formação Continuada-Aula Magna António Nóvoa. Canal Educação Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 16 mar. 2024.
OLIVEIRA, A. F. de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F. de; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. (org.). Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: Editora da PUC Goiás, p. 93-99, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.