Ações e desafios para o acolhimento e implantação de práticas educacionais inclusivas para alunos refugiados e migrantes

Autores

  • Welisson Marques Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Roberta Daiane Ribeiro Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1615

Palavras-chave:

educação, refugiados, migrantes, inclusão, acolhimento

Resumo

Historicamente, a humanidade sempre conviveu com as migrações forçadas, causadas pelos mais diversos fatores, como guerras e conflitos, crises humanitárias, limpeza étnica, perseguição religiosa, desastres e mudanças ambientais, construção de obras de infraestrutura, expansão de áreas de cultivo e pastagens e escravização de povos. O número de pessoas fugindo de guerras, perseguições e conflitos superou a marca de 70 milhões em 2018. Dentre estes, estão milhões de crianças, que além de lidar com todos os traumas envolvidos, enfrentarão um desafio ainda maior: a escola. Infelizmente, muitas escolas brasileiras ainda não estão preparadas para acolher e integrar o aluno refugiado ou migrante, causando enormes prejuízos para o aprendizado e desenvolvimento dessas crianças. Levando em consideração tais informações, o objetivo principal do presente artigo é discutir sobre o processo de acolhimento e inclusão dos alunos migrantes e refugiados no atual contexto educacional brasileiro, por meio de uma revisão de literatura. Para elaboração deste artigo, foi realizado levantamento bibliográfico, utilizando-se as palavras-chaves: “educação”, “migrante”, “refugiado” e “inclusão”. Dentre as referências utilizadas, pode-se destacar: Estatuto dos Refugiados (ACNUR, 1951), UNHCR (2019a) e Barreto (2010). Conclui-se que a solução parece ser a efetiva participação do Estado como ente provedor de políticas públicas efetivas. Além disso, as instituições de ensino precisam estar preparadas para tornar o ambiente escolar inclusivo e acolhedor, compreendendo as diferenças e respeitando a cultura de cada aluno como uma rica fonte de conhecimento a ser compartilhado.

Biografia do Autor

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Pós-doutorando em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado regularmente inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica; no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT/CAPES); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes dÉtudes en Langue Française)

Roberta Daiane Ribeiro , Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Possui formação como Técnica agrícola com habilitação em Agroindústria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM (2005); graduação em Processos Gerenciais pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2007) e graduação em Engenharia de Alimentos pelas Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU (2011). Pós-graduada em Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos pelas Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU (2011) e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2020). Membro do Conselho Municipal de Turismo de Uberaba.

Vivian Zerbinatti da Fonseca Kikuichi , Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Brasil

Graduada em Pedagogia ? Habilitação em Educação Especial e Pedagogia ? Habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-graduada em Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS), Língua Brasileira de Sinais pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ e Atendimento Educacional Especializado pela UNESP, Campus Marília. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui Certificação de Proficiência para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS, nível superior. Atua como professora da Rede Municipal 

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

MARQUES, W.; RIBEIRO , R. D. .; KIKUICHI , V. Z. da F. . Ações e desafios para o acolhimento e implantação de práticas educacionais inclusivas para alunos refugiados e migrantes . Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–20, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1615. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1615. Acesso em: 21 dez. 2024.