Para além de saltos e saltitos: uma proposta pedagógica na Educação Física escolar no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1643Palavras-chave:
Conteúdo, Ensino, Escola, GinásticaResumo
Este artigo teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de planejar, aplicar e avaliar a unidade de ensino “Ginástica acrobática” junto aos alunos do 9° Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Teresina – PI. Amparado por uma abordagem qualitativa, com objetivo descrito-exploratório, a partir do método de pesquisa-ação e tendo como instrumento dois questionários adaptados, analisados à luz da análise de conteúdo, a pesquisa mostra que poucos alunos haviam vivenciado um programa de atividades com o conteúdo ginástica, no qual acabou sendo escolhido como conteúdo pedagógico de ensino, possibilitando aos professores realizarem um planejamento com base nos anseios dos estudantes que, ao final da proposta demonstraram ter gostado das atividades, especialmente, da interação e integração da turma. Reconhecemos que no atual contexto educacional é possível proporcionar as mais diversas práticas corporais na escola. Porém, é interessante sinalizar que os professores de EFE tenham o interesse de pluralizar às suas aulas com outros conteúdos de ensino.Referências
ALMEIDA, P. C.; CAUDURO, M.T. O desinteresse pela Educação Física no ensino médio. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 11, n. 106, mar. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd106/odesinteressepelaeducacaofisicanoensinomedio.htm. Acesso em: 09 jul. 2022
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA. 2010.
BEALL, J. Valuing social resources or capitalising on them? Limits to pro-poor urban governance in nine cities of the south. International Planning Studies, v. 4, n. 6, p. 357-375, 2001.
BEZERRA, S. P; FERREIRA FILHO, R. A; FELICIANO, J. G. A importância da aplicação de conteúdos da ginástica artística nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2006, 5 (especial):127-134
BRUN, G. www.educacional.com.br, acessado dia 11/07/2016. Preparando aulas de 5ª à 8ª série.
CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 2137, 2007.
DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6180, jan-mar. 2004.
DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Conteúdos, duas Dimensões e Significados. Conteúdos e Didática da Educação Física - 2007. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/ . Acesso em: 11 abr. 2023.
FRANÇA, R. M. Ginástica na escola: Encenando possibilidades de problematização e de intervenção didático-pedagógica das diversas manifestações gímnico-artísticas. Universidade de Paulo, 2014.
FERREIRA, H. S; SAMPAIO, J. J. C. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires – 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da- educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 11 abr. 2023
GRANIEL, D.A; HOFMANN, A.N.; KOGUT, M.C. Visão dos alunos em relação ao professor de educação física – PUCPR -2012
LORENZ, C.; TIBEAU, C. Educação física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 9, n. 66, nov., 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd66/medio.htm. Acesso em: 10 abr. 2023.
MALDONADO, D. T; BOCCHINI, D. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, maio/2015.
MARCASSA, L. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, jul-dez 2004.
MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SIMÕES, R. R. Corporeidade: uma base epistemológica para a ação da Educação Física. Motrivivência, v. 29, n° 50, maio/2017.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; MARTINS, I. C. Aulas de educação física no ensino médio. 2. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MOURA, D. L. Cultura e educação física: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
MOURA, D. L. et al. A ginástica como conteúdo da educação física escolar: análise em periódicos brasileiros. Salusvita, Bauru, v. 33, n. 2, p. 181-195, 2014.
NASCIMENTO, D. G. LEARDINE, M. A. A Ginástica artística no contexto escolar. Secretária de Educação e Esportes de Jundiaí, 2011.
NISTA-PICCOLO, V. L. Pedagogia dos esportes. 2. ed. Campinas: Papirus, 1999.
ORFEI, J.M; TAVARES, V. P. Promoção da saúde na escola através das aulas de educação física. Campinas: Universidade de Campinas, 2013
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio - Revista Brasileira de atividade Física & Saúde, 2013.
PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 2, p. 47–58, 2012. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/838. Acesso em: 25 maio 2023.
RESENDE, H.G; SOARES, A. J.G; MOURA, D.L. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.1, p.37-49, jan./mar. 2009.
SANTOS, J.C. et al. Reflexões sobre o trabalho pedagógico dos professores de educação física frente ao ensino do conteúdo lutas. In: IV Seminário LEPELPB - Desafios do Trabalho Pedagógico em Educação Física no Processo de Formação Humana, 6., João Pessoa, Anais [...], João Pessoa: UFPB, 2016.
SANTOS, J. C. dos. Educação física escolar: temos o que ensinar? In: LIMA, F. R. Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino. São Carlos: Pedro & João editores, 2019. p. 351-366.
SANTOS, J. C. dos.; MOREIRA, W. W. Corpo em cena: reflexões para a educação escolar. Pensar a prática, v. 23, 2021.
SILVA, M. M. Razões da desmotivação nas aulas de educação física no ensino médio. 2010. 39f. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física), Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.
VITORINO, J. C. Ginástica na escola: Possibilidade de Intervenção. 2012. 38f. – Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física), Educação Física-Licenciatura, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.