A precarização do trabalho docente: trajetórias de lutas e resistências do magistério carioca

Autores

  • Vinicius Kapicius Plessim Colégio e Curso Companhia – CCC, Brasil / Centro Educacional Jardim Metrópole – CEJM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1557

Palavras-chave:

precarização, profissão docente, escola, resistência, desigualdade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a precarização do trabalho docente, a partir das vivências de doze professoras que lecionam ou exerceram atividades na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo. A partir das entrevistas, as depoentes nos deflagram a constituição de uma profissão marcada pela insalubridade, à falta de infraestrutura material e simbólica, num ambiente de trabalho fadado à hostilidade de seu público. Como hipótese, acreditamos que esse corpo docente, atualmente, encontra-se desestimulado em desempenhar suas funções justamente pelas condições de seu campo de ofício. Acreditamos que este trabalho possa suscitar novas reflexões quanto à carreira docente e estimular professores a refletirem sobre as ações pedagógicas e formativas na escola, bem como exercer o seu poder de fala que luta e resiste neste cotidiano, além de reinventar todos os dias para que a sua careira não seja meramente solitária.

Biografia do Autor

Vinicius Kapicius Plessim, Colégio e Curso Companhia – CCC, Brasil / Centro Educacional Jardim Metrópole – CEJM, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de cultura, filosofia e história da educação, mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) e graduado em História, pela Universidade do Grande Rio.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Plessim, V. K. . (2024). A precarização do trabalho docente: trajetórias de lutas e resistências do magistério carioca . Revista Profissão Docente, 24(49), 1–29. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1557