Construção da Educação Decolonial na Bacia do Paramirim: Estudo de caso sobre a Educação Escolar Quilombola e a implementação da Lei 10.639/2003

Autores

  • Angelita Rosa de Oliveira Rocha Secretaria Municipal de Educação de Ibipitanga/BA - SME, Brasil
  • Eliane Maria de Souza Nogueira Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Basil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1639

Palavras-chave:

processo educacional, pensamento decolonial, interculturalidade

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar e propor estratégias para a construção de uma educação decolonial na região da Bacia do Paramirim, com foco na Educação Escolar Quilombola, levando em conta a aplicação efetiva da Lei 10.639/2003 e o fortalecimento das identidades culturais das comunidades quilombolas. A metodologia envolve uma abordagem exploratória e descritiva, com a técnica do grupo focal online e a análise qualitativa de dados na proposta por Bardin (2002). Nos resultados e discussão, revelam a importância crucial de reconhecer e valorizar a identidade cultural das comunidades quilombolas no contexto educacional, demonstrando como a integração desses saberes no currículo e nas práticas pedagógicas pode enriquecer a educação e promover a preservação das tradições culturais. A conclusão enfatiza a contribuição dos processos educacionais decoloniais para fortalecer a identidade cultural das comunidades quilombolas e negras tradicionais, ressaltando o papel desses processos na luta contra o racismo estrutural.

Biografia do Autor

Angelita Rosa de Oliveira Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Ibipitanga/BA - SME, Brasil

Doutoranda (2020) e Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB (2017). Especialista na Gestão em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, pela LDA Consultoria Educacional (2011) e em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB (2009) e Graduada em História pela Centro Universitário Faveni (2024).

Eliane Maria de Souza Nogueira, Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Basil

Doutora em Ciências Biológicas. Docente Universidade Estadual da Bahia. Campus VIII, Paulo Afonso-BA. Departamento de Educação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

ROCHA, A. R. de O.; NOGUEIRA, E. M. de S. Construção da Educação Decolonial na Bacia do Paramirim: Estudo de caso sobre a Educação Escolar Quilombola e a implementação da Lei 10.639/2003. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–24, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1639. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1639. Acesso em: 10 dez. 2024.