Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG

Authors

  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade de Uberaba – UNIUBE / Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade de Uberaba – UNIUBE / Centro Universitário Funorte – FUNORTE / Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1653

Keywords:

Experiências educacionais, Mulheres pretas, Professoras e estudantes, Covid-19

Abstract

No Brasil, o Covid-19 revelou desigualdades sociais alarmantes, contaminando as camadas mais pobres/trabalhadores, motivada por fatores como moradia e alimentação inadequada; trabalhos informais; “obrigatoriedade” de comparecer ao trabalho; etc. O item raça/cor expôs número referente à maioria de pretos e pardos em situação vulnerável, denotando o processo histórico brasileiro remetente ao colonialismo e capitalismo vigente. A pesquisa objetivou estudar como a desigualdade social, racial e de gênero concebeu experiências educacionais, abarcando mulheres negras, professoras e estudantes, durante a pandemia de Covid-19, em escolas públicas de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A metodologia utilizada constituiu da História Oral aliada a outras fontes como documentos oficiais do Estado e Município, jornais, revistas etc., bem como o ambiente escolar. Os resultados consistem nas memórias recentes de professoras negras, trabalhadoras de três escolas na cidade, possibilitando a construção de narrativas históricas sobre o processo de ensinar e aprender durante a pandemia de Covid-19.

Author Biographies

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba – UNIUBE / Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2017-2022). Membro do Comitê de Assessoramento de Educação (CA-ED) do CNPq (2015-2018). Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2023...). Membro e Coordenador da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2016-2019). Professor Titular aposentado do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE) da UFU.

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade de Uberaba – UNIUBE / Centro Universitário Funorte – FUNORTE / Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2013); mestre em História pela Universidade Severino Sombra (2005); graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994); graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniSant'Anna. Estágio pós-doutoral na Universidade de Uberaba (2022). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros e professora das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte, no curso de Direito. Tem experiência na área de História e Arquivo. Atua na área de História, com ênfase em História Social, principalmente nos seguintes temas: historiografia, cidade, trabalho, patrimônio cultural/documental, imprensa e memória.

References

ASSUPÇÃO, R. P.; LEONARDI, F. G. Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis a serem trilhados. In: UNIFESP, A educação como construtora de uma cultura de direitos humanos. São Paulo: UNIFESP, 2015.

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Belo Horizonte: Selo Negro Edições, 2011.

DIÁRIO DO COMÉRCIO. Belo Horizonte, 18 dezembro 1997.

GLOBO. Primeiro caso confirmado de covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses. São Paulo, SP, 26 ago. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quata.ghtml. Acesso em: 05 fev. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Montes Claros, MG. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montes-claros/panorama. Acesso em: 06 fev. 2022.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas. São Paulo: UNICAMP, 2003.

LOURO, G. L. (org.). Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005.

MONTES CLAROS EM FOCO. Terra da arte, cultura e seresta. Ano XII, n. 36, agosto 1979.

OLIVA BRASIL, H. História e desenvolvimento de Montes Claros. Belo Horizonte: Rd. Lemi S/A, 1983.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. 2020. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 04 fev. 2022.

PAULA, H. de. As origens de Montes Claros: depoimento de Hermes de Paula. In.: Montes Claros Em Foco. Ano XII, n. 36, agosto 1979.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. Trad. Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

REIS, F. L. C. Entrevistas concedidas a pesquisadora. Montes Claros, MG, maio-jul. 2022.

ROVAI, M. Educação para a diversidade de gênero e sexualidade: refletindo sobre práticas e discursos. Revista Ciências Humanas: Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, v. 10, n. 2, dez. 2017.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UBERABA. IV Seminário Diálogos Sobre Formação Docente, Práticas e Pesquisa. Uberaba, 18 nov. 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/iv-seminario-dialogos-sobre-formacao-docente-praticas-e-pesquisa-saberes-da-experiencia-diversidade-em-foco-279243/. Acesso em: 22 out. 2022.

SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

WILLIANS, R. Culture. Londres: Fontana, 1981

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. UNIMONTES. A universidade do Norte de Minas. Montes Claros, 2001. s/p. (Folder)

VIANA, U. de S. Monografia de Montes Claros: breves apontamentos históricos, geográficos e descritivos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Montes Claros, 1916.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Published

2023-12-16

How to Cite

GONÇALVES NETO, W. .; REIS, F. L. C. . Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–12, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v23i48.1653. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1653. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier - Knowledge from Experience: Diversity in Focus