Experiências de mulheres professoras e estudantes negras, nos tempos de Covid-19 - Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1653Keywords:
Experiências educacionais, Mulheres pretas, Professoras e estudantes, Covid-19Abstract
No Brasil, o Covid-19 revelou desigualdades sociais alarmantes, contaminando as camadas mais pobres/trabalhadores, motivada por fatores como moradia e alimentação inadequada; trabalhos informais; “obrigatoriedade” de comparecer ao trabalho; etc. O item raça/cor expôs número referente à maioria de pretos e pardos em situação vulnerável, denotando o processo histórico brasileiro remetente ao colonialismo e capitalismo vigente. A pesquisa objetivou estudar como a desigualdade social, racial e de gênero concebeu experiências educacionais, abarcando mulheres negras, professoras e estudantes, durante a pandemia de Covid-19, em escolas públicas de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A metodologia utilizada constituiu da História Oral aliada a outras fontes como documentos oficiais do Estado e Município, jornais, revistas etc., bem como o ambiente escolar. Os resultados consistem nas memórias recentes de professoras negras, trabalhadoras de três escolas na cidade, possibilitando a construção de narrativas históricas sobre o processo de ensinar e aprender durante a pandemia de Covid-19.References
ASSUPÇÃO, R. P.; LEONARDI, F. G. Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis a serem trilhados. In: UNIFESP, A educação como construtora de uma cultura de direitos humanos. São Paulo: UNIFESP, 2015.
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Belo Horizonte: Selo Negro Edições, 2011.
DIÁRIO DO COMÉRCIO. Belo Horizonte, 18 dezembro 1997.
GLOBO. Primeiro caso confirmado de covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses. São Paulo, SP, 26 ago. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quata.ghtml. Acesso em: 05 fev. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Montes Claros, MG. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montes-claros/panorama. Acesso em: 06 fev. 2022.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas. São Paulo: UNICAMP, 2003.
LOURO, G. L. (org.). Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005.
MONTES CLAROS EM FOCO. Terra da arte, cultura e seresta. Ano XII, n. 36, agosto 1979.
OLIVA BRASIL, H. História e desenvolvimento de Montes Claros. Belo Horizonte: Rd. Lemi S/A, 1983.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. 2020. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 04 fev. 2022.
PAULA, H. de. As origens de Montes Claros: depoimento de Hermes de Paula. In.: Montes Claros Em Foco. Ano XII, n. 36, agosto 1979.
PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. Trad. Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
REIS, F. L. C. Entrevistas concedidas a pesquisadora. Montes Claros, MG, maio-jul. 2022.
ROVAI, M. Educação para a diversidade de gênero e sexualidade: refletindo sobre práticas e discursos. Revista Ciências Humanas: Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, v. 10, n. 2, dez. 2017.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UBERABA. IV Seminário Diálogos Sobre Formação Docente, Práticas e Pesquisa. Uberaba, 18 nov. 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/iv-seminario-dialogos-sobre-formacao-docente-praticas-e-pesquisa-saberes-da-experiencia-diversidade-em-foco-279243/. Acesso em: 22 out. 2022.
SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.
WILLIANS, R. Culture. Londres: Fontana, 1981
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. UNIMONTES. A universidade do Norte de Minas. Montes Claros, 2001. s/p. (Folder)
VIANA, U. de S. Monografia de Montes Claros: breves apontamentos históricos, geográficos e descritivos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Montes Claros, 1916.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.