Natureza e Educação Infantil: vivências, experiências e novas descobertas
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1665Palavras-chave:
Educação Infantil, apropriação da natureza, infânciaResumo
Os espaços escolares e as instituições educativas urbanas tendem a proporcionar às crianças pouco contato com a natureza. O presente estudo, considerando o cenário da Educação Infantil, tem como objetivo investigar, como as crianças pequenas se apropriam da natureza e que estratégias pedagógicas poderiam contribuir para essa apropriação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho aplicado, realizado numa escola particular de Educação Infantil, na cidade de São Paulo. Por meio da elaboração, execução e análise de uma sequência didática, que partiu dos conhecimentos prévios das crianças, concluímos que as crianças participaram ativamente da proposta, aproveitando os cantos verdes da escola como espaços de investigação. Neles, por meio de uma pedagogia sensível da escuta, elas nos mostravam com suas indagações, olhares e seus corpos suas aprendizagens.
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