Natureza e Educação Infantil: vivências, experiências e novas descobertas

Autores

  • Rita de Cássia Silva e Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Brasil
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil / Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1665

Palavras-chave:

Educação Infantil, apropriação da natureza, infância

Resumo

Os espaços escolares e as instituições educativas urbanas tendem a proporcionar às crianças pouco contato com a natureza. O presente estudo, considerando o cenário da Educação Infantil, tem como objetivo investigar, como as crianças pequenas se apropriam da natureza e que estratégias pedagógicas poderiam contribuir para essa apropriação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo de cunho aplicado, realizado numa escola particular de Educação Infantil, na cidade de São Paulo. Por meio da elaboração, execução e análise de uma sequência didática, que partiu dos conhecimentos prévios das crianças, concluímos que as crianças participaram ativamente da proposta, aproveitando os cantos verdes da escola como espaços de investigação. Neles, por meio de uma pedagogia sensível da escuta, elas nos mostravam com suas indagações, olhares e seus corpos suas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Silva e Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Brasil

Sou graduada em Pedagogia (2013) e mestre Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Atualmente, trabalho como professora auxiliar na Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis, espaço diverso, onde vivencio a alegria de ensinar os pequenos por meio de histórias, músicas, rimas e toda ludicidade implícita nesse espaço. Nesse entrelaçar de diversidade estética, textual e de valores produzido nas interações, deu sentido e significado a minha concepção sobre o ato de ensinar, pois não consigo imaginar qualquer aprendizado fora das relações dialógicas que são estabelecidas com o outro. 

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil / Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, Brasil

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

SILVA, Rita de Cássia Silva e; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. Natureza e Educação Infantil: vivências, experiências e novas descobertas. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 1–27, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1665. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1665. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência

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