Práticas pedagógicas, formação docente e educação infantil: reflexões sobre a educação especial e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1911Palavras-chave:
educação infantil, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, revisão de literatura, formação de professoresResumo
Neste estudo objetivamos compreender a produção acadêmica a respeito das Práticas Pedagógicas e Formação Docente na Educação Infantil, de modo a refletir sobre questões próprias à Educação Especial e Inclusiva, bem como sobre os seus desafios. Realizamos uma revisão bibliográfica nas bases Google acadêmico, Scielo e Periódicos da CAPES, abrangendo o período 2011 a 2023. Nossos resultados indicam que é evidente a necessidade de garantir aos professores formação inicial alinhada às realidades escolares, bem como formação continuada que contemple a inclusão, garantindo a difusão de conhecimentos, principalmente aos que são público-alvo da educação especial no contexto da Educação Infantil. Evidenciamos que práticas e ações inclusivas nessa etapa da educação garantem aos indivíduos equidade de oportunidades, valorizando e respeitando a diversidade. Concluímos que a inclusão escolar permanece como um desafio, sobretudo em perspectivas de efetividade, sendo a formação docente e suas práticas questões fundamentais frente a esta problemática.
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