O Ginásio Anglo-Mineiro e as representações de Pedro Nava sobre o trabalho docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1436

Keywords:

Pedro Nava, Ginásio Anglo-Mineiro, Trabalho docente

Abstract

Neste artigo, discutem-se as representações que o escritor Pedro da Silva Nava (1903-1984) constrói sobre a escola, particularmente no que tange ao trabalho docente, tendo como objeto de estudo a obra Balão cativo: memórias/2 (1973), segundo volume da série intitulada Memórias. Com fulcro nos pressupostos da História Cultural (CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 2014), intenta-se compreender como se constituem as representações naveanas sobre o professor, a partir das experiências vividas pelo escritor enquanto aluno interno no Ginásio Anglo-Mineiro, em Belo Horizonte, entre os anos de 1914 e 1915. O estudo interpretativo da obra, na perspectiva dos sentidos que o narrador atribui ao trabalho docente, revela um estilo próprio do escritor, do qual emana predominantemente o reconhecimento pelas contribuições da escola para seu percurso de formação.

Author Biographies

Márcio José Pereira de Camargo, Universidade de Sorocaba

Doutorando em Educação na Universidade de Sorocaba (Uniso). Tem Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba e Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela mesma universidade. É membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação no PPGE-Uniso. Professor Titular da Universidade de Sorocaba.

Wilson Sandano, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em  Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e graduado em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

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Published

2024-07-05

How to Cite

CAMARGO, M. J. P. de; SANDANO, W. O Ginásio Anglo-Mineiro e as representações de Pedro Nava sobre o trabalho docente. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–20, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1436. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1436. Acesso em: 4 dec. 2024.