O Ginásio Anglo-Mineiro e as representações de Pedro Nava sobre o trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1436Palavras-chave:
Pedro Nava, Ginásio Anglo-Mineiro, Trabalho docenteResumo
Neste artigo, discutem-se as representações que o escritor Pedro da Silva Nava (1903-1984) constrói sobre a escola, particularmente no que tange ao trabalho docente, tendo como objeto de estudo a obra Balão cativo: memórias/2 (1973), segundo volume da série intitulada Memórias. Com fulcro nos pressupostos da História Cultural (CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 2014), intenta-se compreender como se constituem as representações naveanas sobre o professor, a partir das experiências vividas pelo escritor enquanto aluno interno no Ginásio Anglo-Mineiro, em Belo Horizonte, entre os anos de 1914 e 1915. O estudo interpretativo da obra, na perspectiva dos sentidos que o narrador atribui ao trabalho docente, revela um estilo próprio do escritor, do qual emana predominantemente o reconhecimento pelas contribuições da escola para seu percurso de formação.Referências
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