PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.974Resumen
Este artigo trata de um estudo bibliográfico realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, acerca das pesquisas desenvolvidas com foco nas temáticas, práticas pedagógicas e formação de professores, a partir da teoria das representações sociais como referencial teórico-metodológico. Apresenta 9 pesquisas realizadas nos últimos 5 anos, com destaque para seus objetivos, resultados e contribuições para a educação. As análises mostram que a temática práticas pedagógicas, inseridas no contexto da formação docente, necessita ainda ser mais bem trabalhada. Além de se mostrar numa relação estreita com o processo ensino-aprendizagem, evidencia também tensões no campo da formação, influenciando de modo significativo a forma de o professor planejar e organizar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino, avaliar o processo ensino-aprendizagem e relacionar-se com os alunos.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Formação de Professores; Representações Sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.