Diário de um mestrando virtual: um recorte da docência orientada na pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1610Palavras-chave:
professor, transformação, aprendizadoResumo
Este trabalho se subdivide em um relato de experiência com uma espécie de diário íntimo, compartilhando vivências e experiências significativas diante do processo de docência orientada em um programa de pós-graduação na modalidade de mestrado. O objetivo deste escrito se propõe discutir os aspectos da docência durante o cenário de pandemia da Covid-19, refletindo sobre as consequências desse período para os dias atuais. Como percurso metodológico, se utilizou de diários de campos, analisando os registros dos mesmos por meio do método de interpretação de sentidos. Conclui-se a necessidade de pensar não apenas na importância dessa etapa na formação docente, como as contribuições que os aspectos tecnológicos apresentam as possibilidades em sala de aula.Referências
ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. de C. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292-e314292, 2021.
BARRA, T. B. A.; OLIVEIRA, R. L. de; FIGUEIREDO, J. B. A. de. A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.
CAMACHO, A. C. L. F.; SANT’ANNA, R. M. de. Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 39, p. 129-136, 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social constante do Anexo a esta Portaria. Brasília: GAB/CAPES, 2020.
COSTA, R.; BRITTO, A.; WALTENBERG, F. Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 50, p. 369-409, 2020.
FREITAS, M.; PEREIRA, E. R. O diário de campo e suas possibilidades. Quaderns de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 235-244, 2018.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
GONZÁLEZ, A. I.; CHACÍN, A. J. P.; VILLADA, L. M. Z. Docencia y tecnologías en tiempos de pandemia covid-19. Utopía y praxis latinoamericana: revista internacional de filosofía iberoamericana y teoría social, n. 8, p. 195-215, 2020.
LIMA, M. M. de et al. Estágio de docência na construção de saberes para ensinar: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE on line, v. 9, n. 1, p. 220-227, 2015.
MACHADO, C. R.; COLPO, C. M.; SANTOS, E. A. G. Os desafios da docência orientada em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 21, n. 2, p. 63-80, 2020.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020.
SANTOS, A. R. dos et al. Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto
segundo professores da Educação Básica baiana. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 2, p. 218-239, maio/ago. 2021.
SILVA, F. P. A. da. Aprendizagens, afetos e desafios: docência e discência em contexto pandêmico da Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 43, n. 86, p. 76-86, set./dez. 2021.
SILVA, E. F.; BENTO, A. L. Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 1, p. 15-39, 2020.
SILVA, G. F. da. Método de estudo de caso como estratégia construtivista de ensino: proposta de aplicação nos cursos de Administração e Contabilidade de Custos. Rev. FAE, Curitiba, v. 17, n. 1, p. 126-143, jan./jun. 2014
SOUZA, F. F. et al. Quem me ensina a ensinar? Atividades para o exercício da docência. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, 2021.
SOUZA, G. A. P. O estágio docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, v. 1, n. 5, 2019.
RODRIGUES, S. A.; GOMES, A. A.; SOUZA, L. A. de. “Lembro até hoje...”: reflexões sobre motivações para o ingresso e exercício na/da docência. Revista Cocar, v. 14, n. 29, p. 400-414, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.