O PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.201Resumo
O texto descreve o perfil geral dos professores que atuam na rede pública estadual de Ensino Médio na cidade de Uberlândia. Durante a pesquisa, acionou-se sobre uma amostra de 66 professores do total de 331 que compõem o corpo docente de 7 das 27 escolas que constituem o universo. As informações foram coletadas a partir de um questionário com indicadores que permitiram traçar o perfil sócio demográfico e profissional dos professores desse segmento escolar. O estudo constatou o predomínio de professores do sexo feminino, com idade média de 41 anos, renda inferior a três mil reais, 20% sem formação universitária, metade sem estudos de pós-graduação, um terço com contrato de trabalho temporário e precário, mais da metade com cinco horas de aula por dia em média, um terço com menos de quatro anos de experiência na docência, elevado número de alunos sob sua responsabilidade em sala e nove ou mais turmas. Levar em consideração as informações apresentadas sobre o perfil sócio demográfico e profissional dos professores é um passo para se pensar na concepção e implementação de estratégias de intervenção voltadas para seu desenvolvimento profissional e didático-pedagógico.Palavras-chave: Ensino Médio; Uberlândia; Professores; Perfil sócio demográfico; Perfil Profissional.Downloads
Como Citar
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M.; AQUINO, O. F. O PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE UBERLÂNDIA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 127–154, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.201. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/201. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.