A formação contínua de professoras/es universitárias/os: afecções, afetos, emoções e sentimentos das perejivaniia docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1435

Palavras-chave:

Formação contínua, Docência universitária, Perejivaniia

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em âmbito de doutorado, tendo por problema como e o que movimenta o processo formativo que prospecta a liberdade-felicidade do docente. Estabeleceu-se como objetivo geral investigar, na Atividade Pedagógica, a prospecção liberdade-felicidade mediante o movimento coletivo do processo de formação e aprendizagem docente. Assumiu-se como método o Materialismo Histórico Dialético, fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade e na Didática Desenvolvimental, tendo como metodologia a Pesquisa Coletiva. Utilizou-se como instrumental a produção coletiva de textos em encontros formativos. O método de análise desenhou-se por meio dos isolados, episódios e cenas decorrentes da produção coletiva dos dados, tendo por categoria analítica a unidade. Apresentam-se, neste artigo, as afecções, afetos, emoções e sentimentos delineadores das perejivaniia no movimento da Atividade Pedagógica. Como resultado, concluiu-se que o sentido de pertencimento é vital para a Atividade Pedagógica, tem íntima conexão com a unidade motivo-objeto e com o aprendizado ético-afetivo.

Biografia do Autor

Grasiela Maria de Souza Coelho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na área de Linguagem e Educação.  

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2018). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ (2001); mestre em Educação - Metodologia do Ensino- pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como membro do corpo permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação dessa instituição; é coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU.

Referências

ALVARADO-PRADA, Luís Eduardo. Pesquisa Coletiva na Formação de Professores. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 15 n. 28 maio./ ago. 2006.

ALVARADO-PRADA, Luís Eduardo; OLIVEIRA, Valéria de Freitas. Concepções e políticas de formação continuada de professores: sua construção. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1, p. 111-133, jan./jun. 2010.

ALVARADO-PRADA; Luís Eduardo; LONGAREZI, Andréa Maturano. Aprendizagem docente na formação continuada de professores em serviço. In: GALVÃO, Afonso; SANTOS, Gilberto Lacerda dos. (Org.). História e pensamento educacional, formação de educadores, políticas públicas e gestão da educação. Brasília: Líber Livro Editora: ANPEd, 2008, v. 1, p. 105-122.

BADIOU, Alain. A filosofia deve enfrentar o amor e a felicidade. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2015/08/07/a-filosofia-deve-enfrentar-o-amor-e-a-felicidade/. Acesso em: 26 set. 2019.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva Edições, Portugal, 1951.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Trad. de José Carlos Libâneo. Educação Soviética, n° 8, agosto, 1988.

DIAS DE SOUSA, Walêska Dayse. Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. 2016. 343 fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.

FEROLA, Bianca de Carvalho. Contribuições para a Didática Desenvolvimental no Ensino Médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em Biologia. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2016.

FEROLA, Bianca de Carvalho. O desenvolvimento integral na obra de Leonid Vladimirovich Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas. 2019. 78fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2019.

FERREIRA, Ione Maria. Formação de professores e desenvolvimento da personalidade na Educação Infantil. Relatório de qualificação (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2019.

FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. 2015. 359fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola e trabalho numa perspectiva histórica: contradições e controvérsias. Conferência proferida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, XVII Colóquio Afirse – secção portuguesa, “A escola e o mundo do trabalho”, a 12 de fevereiro de 2009. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n.9, mai/ago 2009, p. 129-136. Disponível em: http://www.afirse.com/archives/cd2/confer%C3%AAncias/Gaudencio%20Frigotto.pdf Acesso em 13 nov. 2017.

JESÚS, Sônia Ferreira de. Formação continuada da gestão pedagógica: uma análise na perspectiva da teoria da personalidade e obutchénie por unidades. 2021. 180 fl. Relatório de qualificação de Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2021.

LÊNIN, Vladimir Ilyich Ulianov. Cadernos sobre a dialética de Hegel. Tradução de José Paulo Netto. Pensamento Crítico, 16. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LONGAREZI, Andrea Maturano; DIAS DE SOUSA, Walêska Dayse. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas (UNB), v.24, p. 278-299, 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815

LONGAREZI, Andrea Maturano; SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para a sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p214-225

MARRA, José Bartolomeu Jocene. Formação de formadores de professores para e por um Ensino Desenvolvimental de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique. 2018. 147fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2018.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 136 fl.Tese (Livre Docência em Metodologia do Ensino de Matemática) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2000.

PUGLIESE, Nastassja. Os três gêneros de conhecimento e a natureza de suas relações. Spinoza e nós, v. 2: Spinoza atual/inatual. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2017.

SAWAIA, Bader Burihan. Cultura: A dimensão psicológica e a mudança histórica e cultural. A emoção como locus de produção do conhecimento: uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com Espinosa. III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, Campinas, SP, 2000.

SAWAIA, Bader Burihan. Fome de felicidade e liberdade. In: Muitos Lugares para Aprender. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC – São Paulo; CENPEC/Fundação Itaú Social/Unicef, 2003.

SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A sociologia no ensino médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 2016. 209fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.

SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A unidade Personalidade-Psique-Atividade no pensamento de Sergei L. Rubinstein: contribuições para o campo educacional. 2019. 308fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2019.

SPINOZA, Baruch de. E do caminho pelo qual melhor se dirige ao verdadeiro conhecimento das coisas. In: Tratado da Correção do Intelecto. Acrópolis Filosofia, 1662. p. 1-30. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000066.pdf. Acesso em: 28 mar. 2018.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: EPapers, 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Teoria e Método em Psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

COELHO, G. M. de S.; LONGAREZI, A. M. A formação contínua de professoras/es universitárias/os: afecções, afetos, emoções e sentimentos das perejivaniia docentes. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–28, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1435. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1435. Acesso em: 22 dez. 2024.