Escola de Tempo Integral e o protagonismo juvenil: um relato de experiência.

Autores

  • Roosvany Beltrame Rocha Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares/Minas Gerais
  • Andrea Cecilia Moreno Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1483

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Juventudes, Protagonismo Juvenil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma proposta pedagógica que viabilizou a participação juvenil na rotina escolar, vivenciada numa escola de tempo integral da rede municipal de Governador Valadares/MG, entre os anos de 2018 a 2021. Foi utilizada da abordagem qualitativa e realizada pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência os documentos legais do programa de tempo integral e de oficinas temáticas de grupo durante a aplicabilidade do projeto. Como resultado, verificou-se que a experimentação da gestão participativa pelo jovem contribui com sua emancipação e esta ação levou à diminuição das taxas de evasão escolar. Como conclusão, considerou-se que as trajetórias percorridas pelo projeto nos trouxeram à reflexão de que a escola de tempo a mais para o jovem deve ser pautada em práticas educativas reflexivas e participativas, e não apenas na ampliação da jornada escolar.

Biografia do Autor

Andrea Cecilia Moreno , Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)

Pertence ao quadro administrativo da Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni), é mestre em Gestão Integrada do Território (GIT) pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e pesquisadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar Educação Saúde e Direitos (NIESD/Univale), na temática da juventude e território.

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza , Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), e pesquisadora vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar em Educação, Saúde e Direitos (NIESD/Univale), Educação e Contemporaneidade da Universidade Federal de Sergipe (Educon/UFS). Estuda e pesquisa no campo da educação em seus entrecruzamentos com estudos territoriais.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

ROCHA, R. B.; MORENO , A. C. .; SOUZA , M. C. R. F. de. Escola de Tempo Integral e o protagonismo juvenil: um relato de experiência. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–15, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1483. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1483. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Integral