Escola de Tempo Integral e o protagonismo juvenil: um relato de experiência.

Autores

  • Roosvany Beltrame Rocha Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares/Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1483

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Juventudes, Protagonismo Juvenil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma proposta pedagógica que viabilizou a participação juvenil na rotina escolar, vivenciada numa escola de tempo integral da rede municipal de Governador Valadares/MG, entre os anos de 2018 a 2021. Foi utilizada da abordagem qualitativa e realizada pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência os documentos legais do programa de tempo integral e de oficinas temáticas de grupo durante a aplicabilidade do projeto. Como resultado, verificou-se que a experimentação da gestão participativa pelo jovem contribui com sua emancipação e esta ação levou à diminuição das taxas de evasão escolar. Como conclusão, considerou-se que as trajetórias percorridas pelo projeto nos trouxeram à reflexão de que a escola de tempo a mais para o jovem deve ser pautada em práticas educativas reflexivas e participativas, e não apenas na ampliação da jornada escolar.

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

Beltrame Rocha, R. (2022). Escola de Tempo Integral e o protagonismo juvenil: um relato de experiência. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–15. https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1483

Edição

Seção

Dossiê - Educação Integral