Um estudo sobre os desafios e superações na prática pedagógica em Educação Física no contexto escolar

Autores

  • Karine Silva Bozoki Centro de Inovação em Educação e Saúde - CIES/UNEMAT, Brasil
  • João Carlos Martins Bressan Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil
  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1564

Palavras-chave:

Educação física escolar, Profissão docente, Prática docente

Resumo

Muitos são os desafios que atravessam a profissão docente, pouco se evidenciam suas superações. Este estudo de revisão bibliográfica sistemática objetivou analisar artigos científicos que tratam de experiências didático-pedagógicas em aulas de Educação Física, especialmente aqueles que apresentem a superação dos obstáculos existentes no cotidiano laboral. Para tanto, foram identificadas neste estudo as produções científicas em formato de artigos publicados na plataforma CAPES, evidenciando o que se produziu em um período de dezessete anos (2000-2017). Buscou-se identificar artigos que apresentem os desafios no cotidiano das aulas de Educação Física escolar, mas que apontem soluções aplicáveis para a prática pedagógica. A partir de uma análise baseada na abordagem qualiquantitativa, identificou-se que os desafios atrelados à profissão docente estão relacionados às dificuldades com novas metodologias de ensino, diversificação dos conteúdos e a resistência e/ou desmotivação dos alunos. Em relação às soluções, os estudos apresentaram como possibilidades a formação inicial e continuada, o planejamento, a sistematização e a organização das aulas.

Biografia do Autor

Karine Silva Bozoki, Centro de Inovação em Educação e Saúde - CIES/UNEMAT, Brasil

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES/UNEMAT). Membro no Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ/UNEMAT). Tem interesse em Estudos sobre desenvolvimento infantil, Educação Física escolar, teoria do jogo, formação de professores e práticas pedagógicas.

João Carlos Martins Bressan, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro/SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ/UNEMAT), membro do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF/UNESP) e membro do grupo de estudo em biodinâmica, exercício físico e saúde (GEBEFS/UNEMAT). Coordenador do programa de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo). Coordenador de área do Pet-Saúde/Gestão e Assistência.

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, Brasil

Pós doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMINHO-Portugal) e Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); Mestre em Educação pela UFMT; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE-Feusp), do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho/Portugal), do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar (NEPEM-UNIFIMES), do Laboratório de Epistemologia e Pesquisa Aplicada à Educação (LEPAE-UNIPAM) e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ-UNEMAT). Professor Titular e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES); Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Bozoki, K. S. ., Bressan, J. C. M., & Oliveira, E. S. A. de. (2024). Um estudo sobre os desafios e superações na prática pedagógica em Educação Física no contexto escolar. Revista Profissão Docente, 24(49), 1–22. https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1564

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