Aspectos observados pelos estagiários da UniLicungo no âmbito do Estágio Pedagógico em Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1597Palabras clave:
estágio, ensino de matemática, licenciatura em matemáticaResumen
Constitui objectivo da pesquisa mencionar as dificuldades observadas pelos estagiários no âmbito da implementação do estágio pedagógico em Ensino de Matemática. Para tal, forma entrevistados 11 estudantes do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática que frequentavam o Estagio Pedagógico no ano 2021. Com base na análise qualitativa dos dados os resultados indicam por um lado dificuldades relativas aos estagiários, caracterizada pela fraca relação epistémica com o saber e há dificuldades referentes a implementação do estágio no que diz respeito a intervenção dos outros agentes como tutor, supervisor e outros.
Descargas
Citas
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e política educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, 2014, v. 25, n. 57, p. 24-54.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991;
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez.
SALES, A.; DEIXA, G. V.; CHICOTE, R. S. Fatores de mal-estar docente: suas relações com a autonomia, o poder, o saber e o sentimento de nostalgia. Editora Científica, 2021.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis Vozes, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 29-49, 2013.
ZIMMER, L. Estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Matemática: um componente curricular em discussão. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.