Acompanhamento do Processo de Aprendizagem por meio da Análise de Mapas Conceituais no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1603Palavras-chave:
atividades experimentais, Ausubel, dificuldades de aprendizagem, ensino e aprendizagemResumo
Esta pesquisa apresenta a importância da experimentação no ensino de ciências pela utilização de mapas conceituais. O objetivo foi identificar as dificuldades de aprendizagem, compreender como os alunos organizam e relacionam os conceitos estudados em Química. A metodologia envolveu uma sequência didática, em três etapas, constituída de aulas teóricas do conteúdo de cinética, exercícios e participaram em atividades experimentais. Os dados possibilitaram a produção de mapas conceituais, pelos alunos, que foram analisados através da pesquisa qualitativa associadas ao entendimento do processo de aprendizagem de David Ausubel. Os resultados apontaram possíveis dificuldades de aprendizagem em compreender, como organizam, relacionam os conceitos estudados em Química e a importância de questionar/esclarecer alguns pontos com o docente. A experimentação foi apontada como estratégia significativa para o ensino de ciências, que permite que os alunos desenvolvam habilidades de análise e síntese, além de promover a motivação e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.Referências
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