Ensino Médio: o núcleo central das representações sociais de professores/as dessa etapa da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1625Palavras-chave:
Ensino Médio, professores/as, representações sociaisResumo
No Brasil, o Ensino Médio passa por um momento de incertezas decorrentes da reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, buscamos analisar o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio construídas por professores/as dessa etapa da Educação Básica. O referencial é a Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural. A pesquisa é qualitativa. Participaram dez professores/as que lecionavam em escolas da Rede Estadual de Pernambuco localizadas no agreste. A técnica de coleta foi um Teste do Núcleo Central. Para análise, tivemos o apoio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados confirmaram elementos centrais: “conhecimento”, “formação”, “desafios”, “responsabilidade” e “aprendizagem”. Os/As professores/as representam o Ensino Médio como uma etapa que direciona a ação dos educandos na sociedade. Representam, ainda, como uma etapa que é desafiante e demanda responsabilidades. A pesquisa favorece reflexões sobre formação de professores e políticas educacionais direcionadas ao Ensino Médio.
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