Ensino Médio: o núcleo central das representações sociais de professores/as dessa etapa da educação básica

Autores

  • Luzia Alves de Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira, Brasil
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Vitória de Santo Antão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1625

Palavras-chave:

Ensino Médio, professores/as, representações sociais

Resumo

No Brasil, o Ensino Médio passa por um momento de incertezas decorrentes da reforma do Ensino Médio. Nesse contexto, buscamos analisar o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio construídas por professores/as dessa etapa da Educação Básica. O referencial é a Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural. A pesquisa é qualitativa. Participaram dez professores/as que lecionavam em escolas da Rede Estadual de Pernambuco localizadas no agreste. A técnica de coleta foi um Teste do Núcleo Central. Para análise, tivemos o apoio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados confirmaram elementos centrais: “conhecimento”, “formação”, “desafios”, “responsabilidade” e “aprendizagem”. Os/As professores/as representam o Ensino Médio como uma etapa que direciona a ação dos educandos na sociedade. Representam, ainda, como uma etapa que é desafiante e demanda responsabilidades. A pesquisa favorece reflexões sobre formação de professores e políticas educacionais direcionadas ao Ensino Médio.

Biografia do Autor

Luzia Alves de Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira, Brasil

Licenciada em Matemática (2024) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Pesqueira. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IFPE) entre agosto de 2021 e agosto de 2022. Seu interesse acadêmico abrange a didática da matemática, matemática aplicada, representações sociais, entre outras.

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Vitória de Santo Antão, Brasil

Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atuou nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Química do campus Vitória de Santo Antão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT), no campus Olinda. É líder do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Representações Sociais” (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa “Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (IFPE/CNPq).

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

MENDONÇA, Luzia Alves de; LIMA, Andreza Maria de. Ensino Médio: o núcleo central das representações sociais de professores/as dessa etapa da educação básica . Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 01–24, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1625. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1625. Acesso em: 20 abr. 2025.

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