Formação docente no curso de Educação Física: A construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Paloma do Nascimento Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil
  • Débora Maria do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil
  • Ubilina Maria da Conceição Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1626

Palavras-chave:

programa Residência Pedagógica, formação docente, Educação Física escolar

Resumo

Este estudo toma como referência a pesquisa "Formação docente no curso de Educação Física: a construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica", cujo objetivo foi analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o processo de formação de alunos residentes do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, construído de forma eletrônica por meio da plataforma Google forms. O questionário foi aplicado para uma amostra de 13 residentes, todos participantes dos editais de 2018 e 2020 do Programa, que cursaram ou ainda estavam cursando a licenciatura em Educação Física, na Universidade supracitada. Verificou-se, com este estudo, a aproxinação estabelecida pelo Programa entre os  alunos participantes com a escola, espaço de formação e atuação desses sujeitos, proporcionando a experiência do ser professor.

Biografia do Autor

Paloma do Nascimento Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- Campus Pau dos Ferros (2022). Mestranda em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros.

Débora Maria do Nascimento , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em educação pela Universidade Federal do Pernambuco. Professora do curso de pedagogia e do quadro permanente do programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ubilina Maria da Conceição Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

Mestrado em Saúde e Sociedade. Professora do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

ALMEIDA, Paloma do Nascimento; NASCIMENTO , Débora Maria do; MAIA, Ubilina Maria da Conceição. Formação docente no curso de Educação Física: A construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 01–18, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1626. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1626. Acesso em: 20 abr. 2025.

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