Educação para autistas: analisando as contribuições de um curso de formação continuada para professores da Educação Básica.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1660Palavras-chave:
autismo, ensino, inclusãoResumo
O Transtorno do Espectro Autista tem se mostrado muito presente nos últimos anos, devido ao aumento de diagnósticos e à busca por estudos que possam ajudar no entendimento e no desenvolvimento de pessoas autistas. Em virtude disso, se fazem necessárias práticas pedagógicas inclusivas voltadas para a educação de autistas, visto que há uma carência na formação inclusiva de professores, que se sentem despreparados para essa demanda. Assim, são trazidas reflexões sobre as contribuições de um curso de capacitação docente voltado à educação inclusiva de pessoas autistas. Esse curso promoveu a formação continuada de 30 professores atuantes em três escolas públicas do município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. A pesquisa envolveu o desenvolvimento, a implementação e a avaliação do curso, investigando percepções dos professores participantes acerca do sobre o autismo. Foram produzidos dados sobre os conhecimentos prévios desses participantes utilizando questionário de sondagem, com cinco questões abertas, que também foi respondido depois do curso, para avaliar suas percepções finais. Esses dados foram avaliados por análise de conteúdo. Como resultado, foi possível perceber dificuldades de professores sobre como realizar a inclusão e a falta de formação docente sobre o autismo. Também, foram verificados avanços tanto em entendimentos dos participantes acerca do transtorno quanto sobre a educação de pessoas com autismo, o que mostra a eficácia do curso e indica seu potencial para que ele seja levado a outras turmas de professores.
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