Instrumentos avaliativos: diálogos e possibilidades

Autores

  • Géssika Mendes Vieira Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil
  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9839-0235

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1671

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos, provas

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que foi desenvolvida em um curso de mestrado em Educação. Com apoio CAPES, faz parte da Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores- RIDEP. Parte do princípio de que as práticas avaliativas realizadas no Ensino Superior podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos, sobre os instrumentos utilizados pelos seus professores. Desse modo, apresentamos um recorte desse estudo, que investigou instrumentos de avaliação da aprendizagem e suas possibilidades de utilização. Ressaltamos a importância do estabelecimento de objetivos claros para a definição dos instrumentos a serem trabalhados, a diversidade de instrumentos possibilita a construção de conhecimentos, o acompanhamento discente, o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da responsabilidade. Nesse sentido, elegemos: Autoavaliação, Provas objetivas e discursivas, Observação, Relatório, Portfólio, Mapa conceitual, Seminários e Pesquisa. Foi possível constatar que cada instrumento oferece uma abordagem que pode favorecer tanto o processo de aprendizagem como o acompanhamento do professor.

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Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

Educadora. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Possui formação em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Docência pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG e em Psicopedagogia pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Realizou estágio doutoral na Universidad de Salamanca – USAL (Espanha). Desenvolve pesquisas sobre formação continuada de professores e pedagogia universitária. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior – GEPDEBS e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – GEPAE, vinculados à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Psicóloga. Pedagoga. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2006). Atualmente é docente do curso de Psicologia e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED da Universidade de Uberaba – UNIUBE. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação – CIERS-Ed, coordenadora da RIDEP – Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, e membro do corpo editorial do periódico Revista Profissão Docente (Online). Lidera o GEPRESPE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2025-11-12

Como Citar

VIEIRA, Géssika Mendes; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. Instrumentos avaliativos: diálogos e possibilidades. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–25, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1671. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1671. Acesso em: 13 nov. 2025.

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