Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1736

Palavras-chave:

educação inclusiva, desenho universal para aprendizagem, práticas de ensino acessíveis

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação envolvendo a educação inclusiva tendo como objeto de estudo práticas de ensino acessíveis com base no desenho universal para aprendizagem (DUA). O objetivo geral foi identificar, descrever e compreender como o desenho universal para aprendizagem pode apoiar a prática pedagógica inclusiva nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa narrativa – qualitativa, através de cartas pedagógicas, encontro formativo e rodas de conversa. Os professores participantes reconhecem que o ato de planejar aulas acessíveis pensando no processo de aprendizagem dos estudantes elegíveis à educação especial é um desafio. A abordagem educacional do DUA possibilitou um novo olhar acerca de como elaborar um planejamento de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. Constatou-se que o desenho universal para aprendizagem contribui para a ressignificação do modo de planejar aulas acessíveis em turmas heterogêneas privilegiando a diversidade existente em uma sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, - USCS, Brasil

Pós-Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012), na área de Ensino e Práticas Culturais, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desenvolveu pesquisas sobre educação inclusiva e equitativa. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2017–atual). Líder do grupo de pesquisa ACESSI – Acessibilidade Escolar e Inclusão Social e membro do grupo diretor do INCLUDE – Rede Internacional de Colaboração em Pesquisa sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se os seguintes temas: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva e universidade inclusiva.

Andrea Moraes de Oliveira, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SCS, Brasil / Prefeitura Municipal de Mauá - PM/Mauá, Brasil

Licenciada em Pedagogia (2009) pela Faculdade da Editora Nacional – FAENAC. Pós-graduada na área de Educação Especial/Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Anhanguera (2010), pela Universidade Gama Filho – UGF (2013), pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL (2014) e pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus – FAINC (2018). Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2024). Atualmente é Professora Efetiva Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professora Efetiva de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Mauá.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

RENDERS, Elizabete Cristina Costa; OLIVEIRA, Andrea Moraes de. Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1736. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1736. Acesso em: 26 set. 2025.

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