Práticas de ensino acessíveis a partir do desenho universal para aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1736Palavras-chave:
educação inclusiva, desenho universal para aprendizagem, práticas de ensino acessíveisResumo
O presente artigo apresenta resultados de uma investigação envolvendo a educação inclusiva tendo como objeto de estudo práticas de ensino acessíveis com base no desenho universal para aprendizagem (DUA). O objetivo geral foi identificar, descrever e compreender como o desenho universal para aprendizagem pode apoiar a prática pedagógica inclusiva nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa narrativa – qualitativa, através de cartas pedagógicas, encontro formativo e rodas de conversa. Os professores participantes reconhecem que o ato de planejar aulas acessíveis pensando no processo de aprendizagem dos estudantes elegíveis à educação especial é um desafio. A abordagem educacional do DUA possibilitou um novo olhar acerca de como elaborar um planejamento de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. Constatou-se que o desenho universal para aprendizagem contribui para a ressignificação do modo de planejar aulas acessíveis em turmas heterogêneas privilegiando a diversidade existente em uma sala de aula.
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