Analise do discurso sobre educação profissional tecnológica no Brasil: crítica das políticas e seus desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1775

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, políticas públicas, mercado de trabalho, desigualdade educacional, formação técnica

Resumo

A educação profissional tecnológica no Brasil considera fatores históricos, culturais e socioeconômicos dessa modalidade educacional, se articulando com demandas do mercado e com ideologias políticas e sociais que emergiram ao longo do século XX e XXI. O objetivo desse estudo foi de explorar a relação entre formação profissional e empregabilidade em uma economia globalizada marcada por desigualdades sociais. Os resultados indicaram que, apesar dos avanços significativos nas políticas educacionais, como o aumento de vagas e a inclusão de jovens e adultos, persistem desafios estruturais que dificultam a integração entre educação e mercado de trabalho. A influência de uma visão neoliberal reforça a dualidade entre ensino técnico e acadêmico nas competências mais amplas para uma formação cidadã e crítica. Para consolidar a educação profissional inclusiva e transformadora, é necessário superar desigualdades, fortalecendo políticas que valorizem uma formação integral e promovam o equilíbrio entre as demandas do mercado e o desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

William Júnio do Carmo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Paracatu - IFTM, Brasil

Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM (2024). Doutor em Administração pela Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA, Assunção, Paraguai (2016). Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS (2009). Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2008). Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais – IPEMIG (2020). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM (2020). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022). Licenciado em Letras – Português e Inglês pelo IPEMIG (2025). Licenciado em Matemática pelo IPEMIG (2025). Licenciado em Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM (2020). Licenciado em Pedagogia pelo Instituto COTEMAR (2020). Graduado em Administração pela PUC Minas, com registro no CRA/MG nº 40118 (2005). Formação técnica em Contabilidade pelo Colégio Belmiro Alves Pereira – CBAP (1996).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

CARMO, William Júnio do. Analise do discurso sobre educação profissional tecnológica no Brasil: crítica das políticas e seus desafios. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–13, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1775. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1775. Acesso em: 7 dez. 2025.

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