PROFILE OF THE ENTERING STUDENTS OF THE BIOLOGICAL SCIENCE COURSE ENTRY IN THE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v99i99.1515Keywords:
Ingresso no Ensino Superior, Formação Inicial, Licenciatura em Ciências Biológicas, Políticas Públicas EducacionaisAbstract
This study had as objective check the profile of the entering students of the Biological Science course at the State University of Goiás, southwest campus, headquarters in Quirinópolis- GO. The adopted methodology was the quali-quantitative search based in bibliographic review, in addition to personal data of the academics of this course obtained from the university secretariat, in the years 2020, 2021 and 2022. It was concluded that the entering profile in the degree in Science Biological course is composed by students that finished high school, most part, in public schools, female sex, young, age between twenty and forty years old, and study and work at the same time.References
BARBOSA, E. D. Ações afirmativas na Universidade Federal de Viçosa: uma análise das condições de permanência. 2017, 89f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11637. Acesso em: 15/01/2021.
BORGES, L. F. Perfil dos ingressantes na Universidade do Estado de Mato Grosso: implicações do SISU no processo de democratização do acesso. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2017. Disponível em: http://deposita.ibict.br/handle/deposita/45. Acesso em: 30 de jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2023.
BRÜGGEMANN, O. M.; PARPINELLI, M. A. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 563-571, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/wRcfDRsqkfyzmf5CMYVMm7M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRUNO, T. I. B.; SORBELLO, M. C. B. Escolha profissional: realidade das escolas públicas e privadas. Pensamento Plural, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 70-76. 2008.
CASTELO-BRANCO, A. L. O processo de escolha de estudantes universitários pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a escassez de professores de biologia no ensino médio: possíveis relações. 2015. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19516. Acesso em: 01 de julho de 2023.
COSTA, M. H. da; REIS, G. M. dos (org.). UEG em dados: produzindo conhecimento, transformando vidas. Anápolis: UEG, 2018. Disponível em: http://www.ueg.br/aditivo/revista/?funcao=visualizar&variavel=29. Acesso em: 20 maio 2022.
COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A. Escolha ou destino? A influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio. Revista Contemporânea da Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 173-194, 2011.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da
comissão internacional sobre educação para o século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez. Brasília: MEC/UNESCO, 2018.
FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. Construção da carreira docente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 25-49, jan./mar. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/ 3014/4832. Acesso em: 28 nov. 2022.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo. n. 100. p. 33-46, 2014a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 30 maio 2023.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24, 30 abr. 2014b. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823. Acesso em: 03 jul. 2023.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de; ALMEIDA, P. C. A. de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. 353 p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GOIÁS. Conselho Estadual de Educação de Goiás. Resolução CEE/GO, n. 02/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação do COVID-19. Goiânia: Conselho Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/files/covid/CEE-GO.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.
GOMES, G. E.; ROCHA, I. M.; ALMEIDA, B. R. A. de. Consequências do estresse a longo prazo na maturação cerebral infantil decorrente a pandemia de Covid-19. Revista de Epidemiologia e Saúde Pública - Resp, Santo André, v. 1, n. 1, p. 1-2, 12 jun. 2023.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. 1. ed.
São Paulo: Ática, 2006.
MIRANDA, G. de S. A ampliação do ensino superior e o perfil de seus estudantes: o caso da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
NOGUEIRA, C. M. M; NOGUEIRA, M. A. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. 185f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2004.
OLIVEIRA, M. C. S. L., PINTO, R. G., SOUZA, A. S. Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia, v. 11 n. 1, p. 16-27. 2003.
PIZONI, F. Perfil socioeconômico e trajetória escolar de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática da Unesp de São José do Rio Preto. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110483. Acesso em: 02 jul. 2023.
PIRES, A.; WARGAS, B. M. da S. Acesso ao ensino superior brasileiro: perfil dos ingressantes do programa de inclusão da Unicamp. Revista Espaço Pedagógico, Paso Fundo, v. 26, n. 1, p. 158-182, 13 dez. 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8367/114114395. Acesso em: 01 jul. 2023.
RAMOS, S. R. F.; BRAGA FILHO, R. A.; CARVALHO, M. A. de; COSTA, D. D.; CARVALHO, L. A. de; ALMEIDA, M. T. C. Pandemia da Covid-19: um evento traumático para estudantes de ciências biológicas e da saúde?. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 47, n. 1, p. 1-2, 2023.
SANTOS R. S., PEREIRA L. M. S., MARQUES F. M., COSTA N. C. F., OLIVEIRA P. S. Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 293-303, 2014. Disponível em: www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/892/349. Acesso em: 30 jun. 2023.
SANTOS, L. S; SANTOS, L. S; NOBRE, A. J. C. S. Educação em tempos de pandemia: uma análise das metodologias e ferramentas tecnológicas usadas no ensino público remoto. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia, v. 2, n. 2, p. 69-87, jul. 2021.
SARAIVA, A. C. L. C., FERENC, A. V. F. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Em EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais[...]. Caxambu: ANPED, 2010. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/trabalhos-gt08. Acesso em: 15 de outubro de 2022.
SECRETARIA DE MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO. Parte I: ensino remoto na visão do aluno de graduação. São Paulo: Semesp, 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/parte-i-ensino-remoto-na-visao-do-aluno-de-graduacao/. Acesso em: 12 fev. 2022.
SILVA, J. S. da. Perfil dos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências da Natureza em EaD da UAB/IFPI. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/perfil-motivo-da-escolha-e-concepcoes-dos-ingressantes-no-curso-de-licenciatura-em-ciencias-da-natureza-em-ead-na-uabifpi. Acesso em: 27 out. 2022.
SILVA JÚNIOR, C. A. Fortalecimento das políticas de valorização docente: proposição de novos formatos para cursos de licenciatura para o estado da Bahia. Brasília: Unesco/Capes, 2010.
TREVISOL, J. V. O ensino superior público na mesorregião da Fronteira Sul: a implantação da UFFS. In: RADIN, J. C.; VALENTIN, D. J.; ZARTH, P. A. História da Fronteira Sul. Chapecó: Uffs Editora, 2016. p. 333-352.
VIANNA, C. P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, S. C. (org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Abaré, 2013. p. 159-180.
ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 239, p. 31-54, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.