Ingresso e permanência no curso de Ciências Biológicas na pandemia

Autores

  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goiás – UEG
  • Milena Silva Medeiros Universidade Estadual de Goiás – UEG

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v99i99.1515

Palavras-chave:

Ingresso no Ensino Superior, Formação Inicial, Licenciatura em Ciências Biológicas, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos ingressantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, campus sudoeste, sede em Quirinópolis- GO. A metodologia adotada foi a pesquisa quali-quantitativa com base em revisão bibliográfica, além de dados pessoais dos acadêmicos desse curso obtidos na secretaria da universidade, nos anos de 2020, 2021 e 2022. Concluiu-se que o perfil dos ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é constituído por estudantes que concluíram o Ensino Médio, em sua maioria, em escolas da rede pública de ensino, do sexo feminino, jovens, com idade entre vinte e quarenta anos e que estudam e trabalham, ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás – UEG

Possui doutorado e pós-doutorado em Educação, é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC), na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Milena Silva Medeiros, Universidade Estadual de Goiás – UEG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás- UEG, Campus Sudoeste, Sede em Quirinópolis.

Referências

BARBOSA, E. D. Ações afirmativas na Universidade Federal de Viçosa: uma análise das condições de permanência. 2017, 89f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11637. Acesso em: 15/01/2021.

BORGES, L. F. Perfil dos ingressantes na Universidade do Estado de Mato Grosso: implicações do SISU no processo de democratização do acesso. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2017. Disponível em: http://deposita.ibict.br/handle/deposita/45. Acesso em: 30 de jun. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2023.

BRÜGGEMANN, O. M.; PARPINELLI, M. A. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 563-571, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/wRcfDRsqkfyzmf5CMYVMm7M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2023.

BRUNO, T. I. B.; SORBELLO, M. C. B. Escolha profissional: realidade das escolas públicas e privadas. Pensamento Plural, Pelotas, v. 2, n. 2, p. 70-76. 2008.

CASTELO-BRANCO, A. L. O processo de escolha de estudantes universitários pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a escassez de professores de biologia no ensino médio: possíveis relações. 2015. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. Disponível em: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19516. Acesso em: 01 de julho de 2023.

COSTA, M. H. da; REIS, G. M. dos (org.). UEG em dados: produzindo conhecimento, transformando vidas. Anápolis: UEG, 2018. Disponível em: http://www.ueg.br/aditivo/revista/?funcao=visualizar&variavel=29. Acesso em: 20 maio 2022.

COUTRIM, R. M. E.; CUNHA, M. A. A. Escolha ou destino? A influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio. Revista Contemporânea da Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 173-194, 2011.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da

comissão internacional sobre educação para o século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez. Brasília: MEC/UNESCO, 2018.

FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. Construção da carreira docente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 25-49, jan./mar. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/ 3014/4832. Acesso em: 28 nov. 2022.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo. n. 100. p. 33-46, 2014a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 30 maio 2023.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24, 30 abr. 2014b. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823. Acesso em: 03 jul. 2023.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de; ALMEIDA, P. C. A. de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. 353 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GOIÁS. Conselho Estadual de Educação de Goiás. Resolução CEE/GO, n. 02/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação do COVID-19. Goiânia: Conselho Estadual de Educação de Goiás. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/files/covid/CEE-GO.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.

GOMES, G. E.; ROCHA, I. M.; ALMEIDA, B. R. A. de. Consequências do estresse a longo prazo na maturação cerebral infantil decorrente a pandemia de Covid-19. Revista de Epidemiologia e Saúde Pública - Resp, Santo André, v. 1, n. 1, p. 1-2, 12 jun. 2023.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. 1. ed.

São Paulo: Ática, 2006.

MIRANDA, G. de S. A ampliação do ensino superior e o perfil de seus estudantes: o caso da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.

NOGUEIRA, C. M. M; NOGUEIRA, M. A. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. 185f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2004.

OLIVEIRA, M. C. S. L., PINTO, R. G., SOUZA, A. S. Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas em Psicologia, v. 11 n. 1, p. 16-27. 2003.

PIZONI, F. Perfil socioeconômico e trajetória escolar de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática da Unesp de São José do Rio Preto. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110483. Acesso em: 02 jul. 2023.

PIRES, A.; WARGAS, B. M. da S. Acesso ao ensino superior brasileiro: perfil dos ingressantes do programa de inclusão da Unicamp. Revista Espaço Pedagógico, Paso Fundo, v. 26, n. 1, p. 158-182, 13 dez. 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8367/114114395. Acesso em: 01 jul. 2023.

RAMOS, S. R. F.; BRAGA FILHO, R. A.; CARVALHO, M. A. de; COSTA, D. D.; CARVALHO, L. A. de; ALMEIDA, M. T. C. Pandemia da Covid-19: um evento traumático para estudantes de ciências biológicas e da saúde?. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 47, n. 1, p. 1-2, 2023.

SANTOS R. S., PEREIRA L. M. S., MARQUES F. M., COSTA N. C. F., OLIVEIRA P. S. Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 293-303, 2014. Disponível em: www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/892/349. Acesso em: 30 jun. 2023.

SANTOS, L. S; SANTOS, L. S; NOBRE, A. J. C. S. Educação em tempos de pandemia: uma análise das metodologias e ferramentas tecnológicas usadas no ensino público remoto. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia, v. 2, n. 2, p. 69-87, jul. 2021.

SARAIVA, A. C. L. C., FERENC, A. V. F. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Em EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais[...]. Caxambu: ANPED, 2010. Disponível em: http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/trabalhos-gt08. Acesso em: 15 de outubro de 2022.

SECRETARIA DE MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO. Parte I: ensino remoto na visão do aluno de graduação. São Paulo: Semesp, 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/parte-i-ensino-remoto-na-visao-do-aluno-de-graduacao/. Acesso em: 12 fev. 2022.

SILVA, J. S. da. Perfil dos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências da Natureza em EaD da UAB/IFPI. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/perfil-motivo-da-escolha-e-concepcoes-dos-ingressantes-no-curso-de-licenciatura-em-ciencias-da-natureza-em-ead-na-uabifpi. Acesso em: 27 out. 2022.

SILVA JÚNIOR, C. A. Fortalecimento das políticas de valorização docente: proposição de novos formatos para cursos de licenciatura para o estado da Bahia. Brasília: Unesco/Capes, 2010.

TREVISOL, J. V. O ensino superior público na mesorregião da Fronteira Sul: a implantação da UFFS. In: RADIN, J. C.; VALENTIN, D. J.; ZARTH, P. A. História da Fronteira Sul. Chapecó: Uffs Editora, 2016. p. 333-352.

VIANNA, C. P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, S. C. (org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Abaré, 2013. p. 159-180.

ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 239, p. 31-54, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

FIALHO, W. C. G.; SILVA MEDEIROS, M. Ingresso e permanência no curso de Ciências Biológicas na pandemia. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 01–19, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v99i99.1515. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1515. Acesso em: 23 nov. 2024.